Subscreva a nossa Newsletter!

20 regras de etiqueta à mesa que não pode esquecer

Chegou o verão, época de casamentos, batizados e comunhões! Com a vinda do calor, multiplicam-se, também, os almoços e jantares de amigos. Aqui ficam 20 regras de etiqueta à mesa para fazer boa figura em todos os convívios!

1. Vista-se de acordo com a ocasião

Refeições mais formais como casamentos e batizados exigem uma maior preocupação na hora de vestir sendo que, em alguns casos, será necessário fato (para os homens) e vestido de cerimónia para as mulheres.

Por sua vez, cocktails de verão e sunset partys já convidam a um estilo casual chic. Contudo, lembre-se de nunca perder a compostura.

Num hotel ou num restaurante, calções, chinelos e bermudas serão sempre de evitar (a não ser que se encontre num bar de praia). Aliás, a maioria estabelecimentos de restauração proíbe a entrada a clientes que se encontrem vestidos ou calçados em modo de “praia”.

Em sua casa, poderá vestir-se de uma forma mais prática, mas, uma vez mais, tudo depende do tipo de convívio que vai organizar. Tenha cuidado porque “uma imagem vale mais que mil palavras” e, por muito boa que seja a comida, as pessoas vão sempre reparar naquilo que o anfitrião traz vestido.

2. Leve um mimo para o anfitrião

É sempre de bom tom levar uma pequena oferta para o anfitrião, demonstrando o quanto está feliz pelo convite. Um bom vinho ou uma caixa de bombons são presentes bem-vindos. A dificuldade será escolher!

Não fique ofendido se o anfitrião não abrir o vinho que você ofereceu, ok? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, por razões que se prendem com harmonizações e regras de preparação, nem sempre é adequado abrir os vinho trazido pelos convidados.

3. Saiba em que momento se pode sentar à mesa

Por muita fome que tenha, nunca se sente à mesa antes do anfitrião. Ele deverá ser o primeiro a sentar-se e, só depois, os convidados.

4. Use os guardanapos da forma correta

Se o guardanapo for de papel, poderá deixá-lo, dobrado ao lado do prato. Mas se for de pano, há várias regras a seguir. Conheça algumas:

  • Retire o guardanapo da mesa. Abra-o e coloque-o no seu colo.
  • Limpe a sua boca com cuidado, suavemente e sem esfregar.
  • Não use o guardanapo como um lenço do nariz, por muito que lhe apeteça.
  • Tenha cuidado quando se levantar para o guardanapo não cair. Se for à casa de banho, deixe o guardanapo em cima da mesa. Quando regressar, volte a colocá-lo no colo.
  • Nunca use o seu guardanapo como “babete”. Não o coloque na gola da camisa.
etiqueta à mesa limpar a boca no guardanapo

5. Saiba em que momento pode começar a comer

Da mesma forma que só deve sentar-se à mesa depois do anfitrião, também só pode começar a comer quando o anfitrião levar à boca a primeira garfada. É uma questão de educação e de respeito para com a pessoa que organizou (e, muitas vezes, confecionou) a sua refeição.

regras de etiqueta à mesa

6. Cuidado com o pão: um almoço não é um lanche!

Há várias dicas a ter em consideração no que toca à colocação do pão na mesa, assim como no que diz respeito ao consumo deste alimento. Aqui ficam algumas dicas:

Dicas para o anfitrião

  • Disponha pão suficiente para todos os convidados. Não os obrigue a “mendigar” o pão do vizinho do lado 🙂 Da mesma forma, vá fazendo a reposição do pão sempre que este terminar.
  • Se o pão for grande (tipo broa) poderá cortá-lo antecipadamente em pequenas porções ou fatias;
  • Se o pão for tipo bijou, garanta que a sua dimensão não seja muito grande.
pão na mesa

Dicas para os convidados

  • Tenha cuidado com a quantidade de pão que ingere. Você foi convidado para um almoço/jantar, não para um lanche. 🙂 Se comer muito pão, vai ficar sem fome para o resto dos pratos;
  • Retire pequenas porções de pão de cada vez, verificando se fica pão suficiente para os restantes convidados;
  • Se o pão for grande, divida-o em pequenas porções antes de ingerir. É de mau tom levar um pão inteiro à boca.
  • Por muito que lhe apeteça (e sabe tão bem) nunca mergulhe o pão no molho que ficou na travessa. Deixe esses pequenos prazeres para quando estiver sozinho em sua casa!

7. Utilize corretamente os diferentes talheres

Saber distinguir os talheres de peixe e os talheres de carne é algo que a maioria de nós aprende já na infância. Por isso, acaba por tornar-se simples. O problema é quando vamos a uma cerimónia e nos deparamos com uma miríade de talheres sobre a mesa. Qual deles utilizar primeiro? Aqui ficam as principais funções e posições dos talheres:

posições talheres mesa
legenda das posições dos talheres na mesa

Por via das dúvidas, quando não souber que talher deve escolher em cada momento da refeição, siga a regra do “de fora para dentro“, ou seja, comece sempre pelos talheres que estão mais longe do prato e vá passando, gradualmente, para os talheres que estão mais próximos. Vai ver que resulta!

8. Cotovelos para dentro!

Sabe aquelas pessoas que tendem a “abrir as asas” quando estão sentadas à mesa e não deixam espaço para mais ninguém? É super desconfortável, por isso, não queira ser pertencer a esse grupo!

abrir as asas a comer

Quando estamos a comer, devemos manter os cotovelos para dentro. É simples: pense no seu lugar à mesa como uma zona de privacidade. Ninguém deve “invadir” a sua zona e você também não deve invadir a zona de ninguém. Combinado? 🙂

9. Não encha o prato (e não repita muitas vezes!)

Conhece a expressão “ter mais olhos que barriga”? É o que acontece, às vezes, quando estamos à mesa e a comida tem um aspeto delicioso.

Embora lhe apeteça, não caia no erro de encher demasiado o prato. Primeiro, porque se todos fizerem o mesmo, a comida poderá não chegar. Depois, porque vai transmitir a ideia de que não come o suficiente em casa e está a usar aquela refeição para “tirar a barriga de misérias” 🙂 Por último, porque corre o risco de ficar saciado a meio da refeição e vai acabar por deixar comida no prato. Não desperdice comida!

Mas então, o que fazer? As regras de boa educação pedem que não se encha o prato totalmente. É preferível repetir depois da primeira dose.

Contudo, também aqui existem algumas regras! Duas repetições de prato são suficientes. A partir da terceira repetição já estará a ser exagerado e até um pouco deselegante.

regras de etiqueta não repetir mais que duas vezes a comida

10. Coma devagar

Há pessoas que comem naturalmente depressa, mas se é uma delas, deve evitar esse comportamento a todo o custo.

O momento da refeição deve ser visto como um meio (uma forma de conviver, conversar, degustar sabores especiais e estreitar laços) e não como um fim.

Embora alguns pratos sejam verdadeiramente tentadores e deliciosos, deve tentar desfrutar ao máximo da comida e da companhia. Faça uma pausa entre cada garfada e aprecie o momento. Vai valer a pena!

deve comer devagar

11. Boca fechada!

Bem… o que dizer desta regra? É daquelas que aprendemos na infância e não devemos nunca esquecer, não é?

Falar enquanto se mastiga ou comer de boca aberta são comportamentos de mau tom e que devem ser evitados. É coisa para nos tirar o apetite! 🙂

comer de boca aberta é falta de educação

12. Seja elegante enquanto come

Uma postura elegante e graciosa durante a refeição fará maravilhas pela sua imagem. Sendo assim, evite posturas impróprias como:

  • falar alto
  • gesticular com os talheres na mão
  • fazer sons ao mastigar
  • curvar-se perante a mesa (é o talher que vai à boca e não a boca que vai ao talher)
  • sorver a sopa fazendo ruídos
  • arrotar (em alguns países é aceitável, mas em Portugal, não)
  • colocar as espinhas fora do prato (sim, há quem faça isto!)

Se não quer cair em desgraça no campo da boa educação, evite os comportamentos elencados acima, a todo o custo. Eles podem colocar a sua reputação em maus lençóis!

seja elegante cumpra as regras de etiqueta à mesa

13. Trate os empregados com respeito e educação

Os empregados de um restaurante são pessoas pagas para lhe prestar um serviço. Trate-os com respeito e educação. Facilite o trabalho deles e seja grato pelo serviço prestado.

A forma como tratamos os outros diz muito sobre nós!

A forma como tratamos os outros diz muito sobre nós

14. Saiba comer alguns pratos difíceis

A pior coisa que pode acontecer é chegarmos a um restaurante ou a um convívio caseiro e apresentarem à mesa uma iguaria que não sabemos comer. Aqui ficam algumas dicas para que consiga desfrutar dos pratos mais difíceis:

Massas e Pastas

As massas nunca se devem cortar com a faca, mesmo que sejam longas como o esparguete. As regras de etiqueta recomendam o uso de um garfo para enrolar a massa numa espécie de “montinho”. Quando o “montinho” estiver feito, leve-o à boca (pode auxiliar o movimento com a ajuda de uma colher, mas nunca com a faca).

Do mesmo modo que uma pessoa não deve cortar a massa quanto está a comer, um restaurante também nunca deve apresentar a massa cortada em porções. É de muito mau tom e revela desconhecimento da cozinha italiana.

Alimentos com caroço

Coloque o alimento na boca. Depois, com a mão em concha à frente da boca, retire o caroço, discretamente. Coloque o caroço no canto do prato. O mesmo processo é válido para pequenos ossinhos, para espinhas e para outros alimentos que não podem ser ingeridos.

Ostras

Coloque a concha inteira na boca e só depois vire para a ostra cair. Não cometa o erro de tentar agarrar a ostra com as mãos ou tentar parti-la em pedaços antes de a colocar na boca.

Alface

Não corte a alface com a faca, mesmo que os pedaços lhe pareçam grandes. Em vez de cortar deve fazer rolinhos (enrole pelo menos duas vezes) com a ajuda da faca e do garfo. Depois, espete o “rolinho” com o garfo e leve à boca.

Frango (coxinhas)

Comer as coxinhas com as mãos só mesmo dentro de casa ou em convívios muito informais com amigos, como piqueniques ao ar livre. Excetuando esses casos, deve sempre comer o frango com faca e garfo.

Caracóis (escargots)

Não há necessidade de entrar numa luta inglória com o escargot para conseguir retirar o conteúdo da concha. Os caracóis devem ser comidos com a ajuda de dois utensílios especiais: uma pinça própria, que fica na mão esquerda, e um garfo especial, que deve ser usado pela mão direita.

15. Nada de palitos!

Ver alguém a palitar os dentes durante um almoço ou jantar é desconfortável e deixa má impressão. Por isso, evite usar palitos em público. Se necessário, vá ao WC e resolva o “problema” sem testemunhas.

não palite os dentes em público, use fio dental

16. Não use telemóvel durante a refeição

Quem diz “telemóvel”, diz uma revista, um jornal ou qualquer outro objeto que não faça parte do típico momento da refeição. Para além de ocuparem espaço na mesa, estes objetos distraem e retiram o foco daquilo que é importante: o convívio e a degustação.

telemóvel à refeição

17. Seja polido caso não aprecie a comida

Nunca faça comentários desagradáveis sobre a comida ou sobre a sua apresentação estética. Se não gostar de algum prato ou ingrediente, seja o mais elegante possível na forma de abordar o assunto.

Pode alegar que tem alergia ou intolerância ao alimento em questão (às vezes, mais vale uma pequena mentirinha do que dizer a verdade nua e crua), ou que comeu muito ao lanche e ainda não está com muito apetite. Pode ainda afirmar que é usual comer pequenas quantidades nas refeições principais. Diga o que disser, nunca insulte os dotes culinários do cozinheiro.

seja polido caso não aprecie a comida

18. Cuidado com os arrotos

Arrotos são bem-vindos em alguns países, sendo mesmo considerados uma forma de agradar ao anfitrião, enquanto que noutros países o mesmo gesto é considerado falta de educação.

Na China, em Taiwan e em boa parte do Extremo Oriente, o arroto é considerado um cumprimento ao chefe de cozinha e indica que a pessoa apreciou a refeição. Já em Portugal, sobretudo se forem ruidosos, os arrotos são muito mal vistos . Se não conseguir evitar o arroto, coloque a mão à frente da boca e seja o menos ruidoso possível.

19. Anuncie corretamente que terminou a refeição

Para que os empregados do restaurante ou o anfitrião do jantar (caso esteja em casa de alguém) saibam que já terminou a refeição, há certos gestos que deve colocar em prática.

  • O guardanapo deve ser colocado em cima da mesa (cuidado com a forma como coloca o guardanapo na mesa, pois tem diferentes significados)
  • Os talheres devem ser colocados em cima do prato na posição certa. Em muitos países defende-se a colocação, na horizontal, em cima do prato (ver imagem), mas em Portugal a posição mais consensual é a diagonal (assumindo que o prato é um relógio os talheres deverão ficar às 16h20). Confira abaixo a linguagem dos talheres:
linguagem dos talheres
Nota: Em Portugal, também é comum aceitar-se que a posição dos talheres para seja na diagonal (às 16h20)

20. Não leve sobras de comida para casa

Por muito que tenha apreciado a sua refeição, nunca peça para levar as sobras de comida para casa. a não ser que seja uma política do próprio restaurante.

Se está a jantar em casa de alguém e gostava de levar comida para casa, espere que seja o anfitrião a propor. Caso contrário, nem sequer toque no assunto.


Fazer boa figura num jantar ou convívio social é muito importante. O que achou das nossas regras de etiqueta ? Gostava de acrescentar mais alguma? Caso afirmativo, contacte-nos através do mail ou redes sociais!