Subscreva a nossa Newsletter!

7 dicas mágicas para um 2023 mais gourmet

O algarismo 7 está carregado de simbolismo e magia. É um algarismo tradicionalmente associado a sorte, assim como a acontecimentos felizes e inesperados. Representa também a harmonia, que é o que mais desejamos para si neste novo ano! Aqui ficam 7 dicas mágicas para um 2023 mais gourmet:

1. Adote um estilo de vida mais saudável

Os tempos estão a mudar e as mentalidades… também. Apesar da correria em que se converteram os nossos dias, a opção por alimentos processados ou pelo fast food tem, curiosamente, diminuído.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e informados. Por isso, prevê-se que a procura por alimentos saudáveis seja cada vez maior.

Os produtos orgânicos, de origem biológica, ricos em nutrientes essenciais e desprovidos de corantes ou conservantes verão a sua popularidade aumentar ainda mais no ano de 2023! Assuma este novo paradigma e desfrute de uma vida mais saudável!

Morangos alimentação saudável

2. Aprenda a comer

Por muito que você se sinta conhecedor dos meandros da Alimentação Saudável, nem sempre é fácil passar da teoria à prática. Sendo assim, que tal matricular-se em aulas de Reeducação Alimentar?

Já existem alguns cursos interessantes nessa área, espalhados pelas nossas cidades, assim como algumas apps com dicas e estratégias de reeducação alimentar que poderá instalar no seu Smartphone.

Para ampliar conhecimentos, procure ainda livros da especialidade. Alguns dos melhores chefs da nossa praça escreveram livros de receitas que ensinam a (bem) comer! Por último, não deixe de consultar uma nutricionista, pois pode precisar de uma orientação extra.

O novo ano poderá bem ser aquele em que vai finalmente “aprender a comer”! E que grande conquista será, não acha?

Receitas saudáveis

3. Ponha o pé no travão

Costuma-se dizer que “depressa e bem, há pouco quem” e o mesmo se aplica à alimentação. Sabia que comer depressa causa grandes danos ao organismo?

Na boca existe uma enzima chamada Amílase Salivar que é responsável pela degradação dos hidratos de carbono, como o amido das batatas ou do arroz. Essa enzima transforma os açúcares complexos em moléculas mais pequenas, permitindo a sua absorção pelo organismo.

Quando engolimos os alimentos sem mastigar devidamente, estes passam pouco tempo na boca e a preciosa enzima não tem tempo de atuar.

Resultado? Os hidratos de carbono complexos acumulam-se ao longo do sistema digestivo, onde fermentam, provocando, por exemplo, distensão abdominal.

Por tudo isto, no ano de 2023 que aí vem… ponha o pé no travão! Permita-se saborear devidamente os alimentos, com o tempo e tranquilidade que eles merecem. O seu organismo agradece!

Brunch Saudável

4. Tenha um jantar romântico à luz… das Estrelas Michelin

Portugal está em franca expansão na área da restauração e esta tendência é para manter. Só na última Gala Michelin, o nosso país recebeu mais 5 distinções sendo que, ao todo, são já 38 os restaurantes “estrelados” em terras lusitanas. Precisa de mais pretextos para conhecer estes chefs?

No ano de 2023não poupe apenas para férias ou para os Festivais de verão. Faça também uma pequena poupança para se presentear, um dia, com uma ida a um restaurante de eleição. A culinária é uma arte que merece ser apreciada e você vai, certamente, vivenciar uma experiência inesquecível!

Vinho Branco

5. Abrace as marcas que respeitam o Ambiente

A sustentabilidade ambiental é uma tendência que veio para ficar e as marcas estão cada vez mais responsáveis nesse sentido. Por outro lado, os estudos revelam que os consumidores sentem maior afinidade pelas empresas que demonstram atitudes ecológicas. Reduzir o desperdício, investir na produção biológica e nos materiais alternativos são alguns comportamentos que vieram para ficar.

No ano de 2023, procure comprar nas empresas mais sustentáveis, premiando assim o esforço que estas despendem diariamente para garantir um ambiente melhor. O planeta agradece!

Save the planet

6. Mime-se… sempre!

O período atual é de crise económica e pede alguma contenção financeira. Permita-se, contudo, a pequenos luxos e indulgências. Rodeie-se de pessoas e coisas bonitas que fazem bem ao corpo e à alma.

Um Vinho Reserva numa ocasião especial… uma caixa de bombons personalizados… um Azeite Extra Virgem Aromatizado … um Moscatel divino numa embalagem especial e uma Compota de morangos e espumante… quem não aprecia estes pequenos prazeres?

Mime-se. Mime-se sempre! Não perca a oportunidade de desfrutar da beleza que pode emergir em pequenos momentos de prazer. Porque a vida é curta e não devemos deixar a felicidade para amanhã.

Sobremesa de chocolate

7. Esqueça as Modas

Primeiro foi a Dieta do Paleolítico. Depois… veio a Dieta da Proteína. Mas giro, giro é comer insetos ou até mesmo… alimentos sempre crus!

Jejum intermitente? Check. E a Dieta dos sumos Detox? Feito!

Ora diga lá uma coisa: não está cansado de seguir modas e tendências?!

No ano de 2023, esqueça, por uns tempos, as Dietas da Moda. Concentre-se em si, nos valores que defende e consuma apenas aquilo que lhe faz bem física e emocionalmente.

O mundo não para de girar e as tendências alimentares vão-se sucedendo rapidamente. No meio disto tudo, só uma coisa permanece… você!

Vida Zen

Seja único. Seja genuíno em tudo o que faz. Comece pelos gostos alimentares e acredite que o resto seguirá o seu curso natural. 😊

Feliz 2023!


O filósofo francês Descartes identificou as 7 principais paixões humanas: admiração, alegria, amor, desejo, ódio, tristeza e esperança. São, também em número de sete, as notas musicais e sete, os dias da semana.

Os cinco sentidos, na verdade, são sete: olfato, paladar, visão, audição, tato, perceção mental e compreensão espiritual. Há ainda quem defenda que, de 7 em 7 anos, ocorrem transformações profundas na nossa vida.

Como pode constatar, sete é um algarismo forte e que marca o percurso da Humanidade. Não deixe, portanto, de seguir as 7 dicas mágicas para um ano 2023 mais gourmet que acabámos de lhe apresentar!