Todos falam do Dia dos Namorados, também conhecido como Dia de S. Valentim, mas muitos desconhecem a verdadeira história deste padroeiro do Amor.
S. Valentim é um santo reconhecido pela Igreja Católica e pelas Igrejas Orientais, que deu origem ao famoso Dia dos Namorados. Hoje em dia, muitos países celebram este dia icónico.
A história de S.Valentim retrata uma época onde tinha sido proibido o casamento, pelo Imperador Cláudio II, com o objetivo de criar um poderoso exército. Este acreditava que um homem que não tivesse esposa, nem família, mais rapidamente se alistaria no exército.
No entanto, o bispo romano Valentim continuou a celebrar casamentos em segredo. Após a descoberta desta prática, Valentim foi preso e condenado à morte.
Enquanto estava preso, imensos jovens enviaram cartas e flores de forma a demonstrar que ainda acreditavam no amor. Entre estes jovens, encontrava-se uma jovem cega, filha do carcereiro, que conseguiu, com consentimento do pai, visitar Valentim.
Os dois acabam por se apaixonar e acredita-se que a carta de amor que Valentim escreveu à sua amada fez com que esta recuperasse a visão.
O bispo assinou a carta como “do seu Valentim” (“from your Valentine”), uma expressão atualmente presente em todas as declarações de amor, em todos os cantos do mundo.
Valentim foi executado a 14 de fevereiro de 270, deixando uma marca nesta data tão especial que, hoje, é símbolo da crença e luta pelo Amor.
Visite o nosso marketplace e tenha encontros com Amor! 🖤
Tenha acesso aos melhores produtos portugueses para presentear a sua cara-metade com deliciosos sabores neste São Valentim!