De certeza que já foi a um casamento ou batizado e adorou a forma como os aperitivos e as sobremesas estavam organizados na zona do buffet! Compreendemos o fascínio: de facto, saber preparar uma mesa que destaque a beleza e textura dos alimentos é uma verdadeira arte. Hoje, vamos explicar-lhe tudo sobre esta nova tendência: a Grazing Table! Preparado?
O que é uma Grazing Table?
Uma Grazing Table é, basicamente, uma mesa destinada a consumo buffet, com os alimentos dispostos de forma meticulosa, para criar grande impacto visual!
Seguindo a máxima de que “os olhos também comem”, as grazing tables aguçam o paladar e fazem crescer água na boca aos convidados!
O conceito teve origem na Austrália e significa “Mesa de Pastoreio”. A expressão está relacionada com a ideia base que é a criação de um cenário rústico, mas simultaneamente belo, que ajude a criar eventos memoráveis.
Hoje em dia, as grazing tables são comuns em vários países e bastante populares, reunindo imensas vantagens. Embora a montagem de uma destas mesas exija técnica, sentido estético e algum planeamento, o resultado final é bastante compensador.
Grazing Table: uma opção muito prática
Se está a pensar organizar um convívio caseiro, fique a saber que as grazing tables, para além de bonitas, são opções muito práticas e funcionais. Pode usar estas mesas, por exemplo, para descomplicar a fase dos apetitivos ou das sobremesas.
Como as grazing tables se destinam a um consumo do tipo buffet, os convidados podem servir-se sozinhos enquanto circulam alegremente à volta da mesa. Já imaginou como vão ser dinâmicos e animados, os seus próximos jantares?
Para além disso, ao utilizar esta estratégia vai poupar trabalho, conseguindo desfrutar do seu próprio jantar, pois também merece! Isto porque já não será necessário levar os aperitivos para a mesa principal, dispensando toda a logística que isso envolve.
Diga “adeus” a tarefas como empratar, colocar talheres apropriados e ter que deixar espaço na mesa para colocar as travessas de aperitivos. Com estas mesas buffet, tudo vai ficar mais simples!
Montagem de uma Grazing Table. Passo a Passo
Agora que já conhece as inúmeras vantagens destas mesas, talvez queira saber como poderá fazê-las.
Aqui ficam algumas dicas para a montagem de uma Grazing Table:
- Não exagerar no recheio da mesa, pois o desperdício será sempre algo a evitar. Pode utilizar uma média de 150 e 200 gramas de frios por pessoa. Caso decida servir pães e torradas como acompanhamento, considere 100 gramas desses alimentos.
- Criar tábuas (ou mesas) independentes para os doces e os salgados.
- Atender às caraterísticas e especificações alimentares dos convidados. Se existirem pessoas intolerantes à lactose, veganos e/ou celíacos, que tal organizar uma mesa ou uma tábua específica para eles?
- Uma ideia que pode resultar em alguns eventos será escolher um tema. Mesas orientais, mediterrânicas ou mexicanas, fazem sempre sucesso!
- Decorar a Grazing Table com ramos, flores ou ervas aromáticas, sem esquecer a máxima “less is more”. Não se esqueça que a ideia fulcral é dar destaque aos alimentos.
- Imprimir um template com o lugar dos alimentos já definido. Embora não estimule tanto a criatividade, dá muito jeito para quem está a começar! Pode imprimir templates a partir daqui, por exemplo.
Mas as Grazing Tables não são só para grandes eventos?
Claro que não! Você pode (e deve) usar esta técnica em sua casa, para abrilhantar um lanche ou um jantar!
Se gosta de decoração, é apreciador de comida e possui um grande sentido estético, então o conceito da Grazing Table vai assentar-lhe como uma luva.
Dê asas à sua criatividade com a criação destas mesas. Não existem limites para a expressão individual e temos a certeza que vai ficar orgulhoso da sua “obra de arte”.
Quem não caça com “grazing table”… caça com “grazing board”
Uma ideia esplêndida para quem deseja aventurar-se nesta área e não tem grande experiência é começar por treinar numa base mais simples e ir, gradualmente, aumentando o tamanho e a complexidade da mesa.
Que tal praticar a decoração de pequenas tábuas de queijos e aperitivos? Chamam-se a essas tábuas, “Grazing boards“. Inspire-se com as opções abaixo:
O que achou destas elegantes grazing boards? São de fazer crescer água na boca, não acha?
Se ficou com vontade de criar uma grazing table ou uma grazing board, espreite o nosso markeplace. Vai ficar encantado com a quantidade e diversidade de produtos que temos para si.