Talvez não saiba, mas uma boa experiência de degustação vínica começa muito antes de o vinho chegar à mesa. Há todo um conjunto de regras a adotar, antes, durante e após aabertura da garrafa. Aprenda como servir o vinho corretamente, para preservar as caraterísticas únicas de cada bebida!
DICA 1: Escolha os vinhos com todo o cuidado
Há vinhos que combinam melhor com uns alimentos do que outros por isso, a seleção dos vinhos está dependente daquilo do que vai ser servido à mesa! Tendo isto em conta, deve planear o cardápio com alguma antecedência e tornar-se um bom conhecedor das regras da harmonização vínica.
Saber que tipos de alimentos combinam bem com cada vinho é, sem dúvida, um must have para quem deseja criar o “jantar perfeito”!
De um modo geral, as etapas iniciais da refeição (aperitivo) devem ser acompanhadas por vinhos mais leves e frescos, como espumantes. Por outro lado, à medida que a refeição avança, os vinhos deverão ser cada vez mais intensos e encorpados. Para a sobremesa, ficam os vinhos doces e licorosos como Vinho do Porto. É simples!
DICA 2: Mantenha o vinho à temperatura certa
Todos os vinhos são diferentes, no que toca ao sabor e às notas aromáticas. Para além disso, exigem temperaturas de conservação e apresentação diferentes!
Assim, os espumantes e brancos mais cítricos devem ser servidos muito frescos, enquanto os tintos (sobretudo, os encorpados) pedem temperaturas mais elevadas. Esta é, também, a principal razão pela qual algumas regras de etiqueta simplesmente não funcionam.
Note que alguns vinhos necessitam de estar no frigorífico ou congelador algum tempo antes de serem servidos. Já outros, como os tintos, precisam de “arejar” durante quase meia hora.
Se você servir imediatamente o vinho que lhe ofereceram, estará a revelar simpatia e.. um completo desconhecimento do mundo vinícola 🙂
Veja, na imagem abaixo, as temperaturas de conservação e apresentação dos vários tipos de vinho e saiba como proceder em cada caso.
DICA 3: Deixe arejar os tintos
Os vinhos tintos (sobretudo, os mais encorpados) e alguns vinhos brancos (poucos) precisam de ser abertos e expostos ao ar durante algum tempo, antes de serem servidos. Só assim conseguem libertar todos os seus aromas, proporcionando incríveis experiências de degustação.
A exposição ao ar serve ainda outro propósito: ajuda a separar a bebida dos resíduos sólidos (borras) que podem estar nas garrafas, o que acontece, principalmente, nos vinhos mais antigos.
Os vinhos das castas Syrah, Bordeaux ou Merlot, assim como aqueles que ficaram guardados na garrafa por muito tempo (como os de safra vintage) necessitam de maior exposição ao ar.
Aconselhamos o uso de um bom decanter para expor a garrafa ao ar durante cerca de 30 minutos. Conheça as opções da nossa loja!
DICA 4: Prepare a mesa da forma correta
Preparar a mesa de forma adequada para servir vinhos é uma maneira de valorizar a experiência da degustação. Aqui ficam alguns conselhos importantes:
- Use uma toalha de mesa limpa e de preferência de cor neutra, que não interfira na apreciação visual da cor do vinho.
- Coloque copos ou taças apropriadas para cada tipo de vinho. O ideal é ter pelo menos três tipos de taças: uma para vinho tinto, uma para vinho branco e uma para vinho espumante. Certifique-se de que as taças estejam limpas e sem odores residuais.
- Disponha acessórios importantes, como abridor de vinho, decanter e baldes de gelo para manter os vinhos brancos e espumantes bem frescos.
- Se desejar, pode disponibilizar um cardápio com informações sobre os vinhos que serão servidos, como sua origem, uvas utilizadas e notas de degustação.
- Coloque uma garrafa de água fresca e copos para acompanhar a degustação. Além disso, é comum oferecer pães ou biscoitos sem sabor para limpar o paladar entre os vinhos.
- Pode decorar a mesa com um arranjo de flores ou outros elementos que combinem com a ocasião, mas certifique-se de que não interfiram na apreciação do vinho, ou seja, que não tenham fragrâncias fortes.
DICA 5: Aprenda a retirar a rolha corretamente
Embora seja possível abrir o vinho sem utilizar qualquer instrumento, a melhor e mais segura opção é, sem dúvida, com a ajuda de um abridor de garrafas. Estes são os principais passos para abrir uma garrafa de vinho com alguns tipos de saca-rolhas:
Com um saca-rolhas de alavanca
Passo 1: Insira a haste em espiral no centro da rolha, rosqueando até que esteja introduzida por completo.
Passo 2: Apoie a alavanca na lateral do abridor sobre o bocal da garrafa (conforme ilustrado na foto abaixo). Isso cria um ponto de apoio e facilita na hora de puxar a rolha
Passo 3: Segurando o puxador superior com uma mão e a garrafa com a outra, faça força para cima. A rolha deve subir gradualmente até sair por completo. Em seguida, basta servir!
Com um saca-rolhas tipo “Borboleta”
Passo 1: Insira a haste em espiral no centro da rolha, rosqueando até que esteja introduzida por completo. Vai reparar que à medida que a haste fica mais funda, as asas da borboleta vão abrindo.
Passo 2: Quando toda a haste estiver dentro da rolha, feche devagar as “asas” da borboleta.
Passo 3: Segurando o saca rolhas com uma mão e a garrafa com a outra, faça força para cima. A rolha deve subir aos pouquinhos até sair por completo. Em seguida, basta servir!
DICA 6: Sirva na quantidade certa!
Saber que quantidade de vinho se deve servir em cada taça é essencial para manter a temperatura do vinho nos valores ideais, assim como para seguir as boas regras de etiqueta. Estas são as quantidades aconselhadas para cada tipo de vinho:
- vinhos tintos: se usar taças grandes, até ⅓ de altura.
- vinhos brancos: metade da taça;
- espumantes: até ¾ da tulipa.
DICA 7: Domine a etiqueta na hora de servir o vinho
Uma das regras de etiqueta mais importantes, antes de se servir o vinho aos convidados é averiguar se o mesmo está em condições. Para tal, deve ser efetuada a sua prova.
Durante a prova, deve servir-se o vinho num copo específico, colocando-se apenas uma quantidade suficiente para dois ou três goles.
Caso seja aprovado, o vinho pode ser servido aos convidados, respeitando sempre as quantidades mencionadas na dica 6. Servir na quantidade e no copo certo, ajuda a potenciar a cor, o brilho, a tonalidade e a intensidade do vinho, proporcionando melhores experiências de degustação!
Outras regras importantes, na hora de servir o vinho, são:
- As mulheres são servidas em primeiro lugar. Inicialmente, as mulheres mais velhas, e só depois, as mais jovens.
- Depois disso, os homens são servidos, respeitando a mesma regra em termos de idade.
- O anfitrião deverá ser servido em último lugar, mesmo que este seja uma mulher. É uma forma de mostrar simpatia e respeito pelos presentes.
- Se o jantar for dentro de uma residência, cabe ao dono da casa servir os convidados (e este será sempre o último a servir-se, mesmo se quando o vinho foi oferecido por algum convidado).
E então? O que achou destas 7 dicas para servir o vinho corretamente? Siga-nos para mais notícias, dicas e sugestões sobre o mundo gastronómico!