2023 poderá ser um ano de inovação e renovação do mundo vinícola.
Várias mudanças já se vinham sentido, nomeadamente em 2021 e 2022. Outras já se foram perdendo. Conheça as 8 tendências do vinho!
1. A consciencialização sustentável aumenta
Os mais jovens consumidores/apreciadores de vinho procuram apoiar enólogos empenhados numa prática ambiental mais sustentável. Isto inclui, claramente, a vinificação orgânica e biodinâmica que preserva o ambiente, utiliza menos pesticidas, recicla a água e oferece embalagens alternativas. Para além disso, inclui também boas práticas de produção, de comércio e de gestão.
As garrafas vão ficar mais leves!
Sim, uma das medidas a serem adotadas pelo mercado vinícola, será a reinvenção da garrafa de vinho convencional, gastando menos combustível no seu transporte, o que consequentemente, provocará uma descida no impacto ambiental.
2. As regiões novas “ganham terreno”
A opção de vinhos, numa loja ou num restaurante, é cada vez mais diversificada e vai além das clássicas regiões como o Douro, Dão ou o Alentejo. Os mais recentes consumidores de vinho gostam de experimentar algo novo e fora do habitual, por isso, procuram castas indígenas de todo o mundo.
A possibilidade da compra online, com a ajuda das redes sociais e dos media, tem despertado o interesse dos apreciadores de vinhos por regiões como Trás-os-Montes, Beira Interior, Algarve e Açores.
3. O consumo de vinhos sem álcool ou com baixo teor alcoólico tem vindo a aumentar
Os consumidores de vinho procuram cada vez mais opções sem álcool ou com baixo teor alcoólico. Esta tendência começou no ano 2022 e tem-se manifestado ainda mais neste começo de ano. Os produtores, conscientes desta procura, começam a criar opções, sem descuidar das qualidades dos seus vinhos.
4. Os vinhos premium são os preferidos
Com a atualidade económica que se faz sentir, o consumidor está a beber menos, mas… melhor! Embora o aumento dos preços desanime, os apreciadores de vinho preferem investir na qualidade dos vinhos, apostando em vinhos mais caros, mas de maior qualidade. Em comparação com outros produtos de luxo, os vinhos ultrapremium podem ser um prazer relativamente acessível.
Este consumo de vinhos de gamas mais altas é feito principalmente em casa!
5. A tendência do vinho espumante
Os vinhos espumantes deixaram de ser uma opção apenas para ocasiões especiais. Atualmente, o aumento de consumo deste tipo de vinho, durante as refeições, é significativo! É cada vez mais sentida a procura por esta bebida, sendo mais refrescante e gaseificada – traços bastante apreciados pelos portugueses.
Assim sendo, o vinho espumante deixou de ser apenas para celebrar e passou a ser para degustar à mesa. Já sabe o que pode combinar com este vinho?
Não? Então leia o nosso artigo sobre as melhores harmonizações vínicas.
6. O e-commerce e a sua relação com o vinho
A nova tendência das vendas online elevou o mercado vinícola para um patamar digital, onde ganha cada vez mais notoriedade. As vendas aumentam através de marketplaces, à medida que os consumidores se habituam a fazer compras a partir do conforto das suas casas. Este cenário é super positivo para as pequenas adegas, que agora podem comercializar os seus produtos de uma forma mais fácil e rápida!
Desta forma, podem comercializar-se de uma forma mais eficaz, atingir um público maior e aumentar as suas vendas.
Já agora, e por falar em marketplaces, já visitou o nosso hoje?
Conheça a nossa Garrafeira e descubra um mundo repleto de sabor e aromas que vão ficar na memória!
7. Conhece a moda de beber vinho tinto… fresco?
Certamente que já viu um amigo ou familiar a beber um copo de vinho tinto fresco. Apesar de sabermos que a temperatura aconselhada é de 18 °C, atualmente vemos mais pessoas a apreciarem tintos bem gelados. Diga-se de passagem que é bastante refrescante.
Os tintos leves e frutados, com poucos taninos, sem estágio em madeira, de castas como a Rufete, Castelão, Bastardo, Jaen, Tinta Miúda e Negra Mole, podem ser simplesmente colocados num balde com gelo e… voilá!
8. Este é o ano dos vinhos biológicos e dos vinhos “naturais”
As pessoas querem estar mais conscientes acerca daquilo que consomem e por isso desejam saber mais sobre a origem dos produtos e como estes são feitos.
Sendo os vinhos biológicos cada vez mais requisitados, o número de vinhos biológicos certificados vai aumentando. Por este motivo, já não é necessário deslocar-se até às lojas ou supermercados especializados. Por sua vez, os vinhos naturais estão a ganhar popularidade e começam a ser procurados, preferencialmente, pelos novos consumidores.
O vinho conta já com uma longa história, onde já sofreu imensas alterações. A única que se mantém é o facto de ser simplesmente… maravilhoso! Hoje, podemos contar com as mais variadas formas e sabores, para que todos possam ter o prazer de o degustar. As pessoas estão cada vez mais familiarizadas com o mundo complexo desta bebida tão peculiar, procurando sempre preservá-lo.
Então, qual destas tendências já são, na verdade, uma rotina para si?