Subscreva a nossa Newsletter!

Cozinha: 10 erros a evitar no planeamento e organização!

A cozinha é considerada o coração da casa e um dos locais onde passamos mais tempo. Preparar e compartilhar uma refeição neste espaço é um dos momentos mais importantes na dinâmica de uma família. Mas como valorizar uma divisão tão importante das nossas casas? Conheça 10 erros a evitar no planeamento e organização da cozinha!

Erro 1 – Não planear o layout com cuidado

Antes de começar, pense nas necessidades específicas da sua família. Quantas pessoas normalmente preparam refeições na sua cozinha? Você cozinha refeições complexas ou prefere colocar em prática receitas mais simples? A resposta a estas questões vai ajudá-lo a determinar o layout, o tamanho dos equipamentos e o espaço de armazenamento necessários.

Ao planear a sua cozinha, é muito importante dividir o espaço em diferentes zonas de trabalho: preparação, cocção (aplicação de calor para cozer ou assar), armazenamento e local da refeição. Isso ajudará a organizar os itens e utensílios.

Não esqueça também de escolher o layout que melhor se adapta ao espaço disponível. Certifique-se de que os principais componentes da cozinha, como pia, fogão e geladeira, estão organizados de modo funcional.

A regra do Triângulo

Na arquitetura existe uma regra que deve ser levada em consideração: a pia, o fogão e o frigorífico e a pia devem estar dispostos em “triângulo, sabia disto? Afinal, este são os três itens mais utilizados.

O intuito é manter uma boa circulação entre essas áreas.

organização da cozinha em triângulo

Aqui ficam dois exemplos de layout de cozinhas. No primeiro caso, o layout foi bem sucedido, dado que os elementos principais fazem um triângulo. Já no segundo caso, trata-se uma cozinha linear em que a pia, o forno e o frigorífico estão alinhados. O segundo caso é muito menos funcional porque o fogão, a pia e o frigorífico estão alinhados paralelamente na mesma bancada.

Claro que, muitas vezes, por limitações de espaço, é impossível colocar os três principais elementos em triângulo, mas se o conseguir, a cozinha ficará muito mais funcional.

ALGUNS ERROS A EVITAR NO LAYOUT

Ocupar espaços pequenos com mesas de refeição muito grandes;
                               Planear uma cozinha bonita, mas que é pouco prática e funcional;
                Não planificar com antecedência a distribuição das tomadas; Tentar “copiar” a cozinha do amigo cujo espaço tem um layout completamente diferente

Erro 2 – Não ter uma paleta de cores definida na cozinha

Uma cozinha não é apenas um espaço de trabalho, mas também um lugar de convívio e jantar. Como tal, a escolha de cores tem um papel muito importante.

Escolha cores que tornem o espaço agradável e acolhedor e tenha em atenção a dimensão do espaço. Se o espaço for pequeno, as cores claras podem ajudar a ampliar o ambiente. Em divisões de pequenas dimensões prefira tons mais neutros nos armários e nas paredes, e se quiser adicionar um pouco de cor, faça-o nos elementos decorativos como cortinas, tapetes e quadros.

ALGUNS ERROS A EVITAR NA ESCOLHA DAS CORES

Usar cores escuras ou muito garridas em espaços pequenos
Usar cores que nada têm a ver com o resto da casa (deverá existir uma certa continuidade de tons)

ERRO 3 – Não ter um estilo definido (ou não saber conjugar estilos)

Recorde esta dica: antes de definir o layout, acabamentos e cores da sua cozinha deve pensar primeiro nos seus gostos. Que estilo prefere? Rústico, moderno, vintage, minimalista? Depois de pensar naquilo que gosta, tente manter-se fiel a esta preferência.

Claro que pode sempre misturar estilos! Afinal de contas, nada é proibido quando se trata de decoração e há situações em que essa mistura resulta muito bem. Aconselhamos, contudo, a ter bastante cuidado a fazê-lo, pois poderá gerar caos visual. Repare nos próximos exemplos:

Nas duas imagens abaixo, a “mistura de estilos” foi bem conseguida. O rústico e o moderno conjugam-se na perfeição e o resultado é bastante harmonioso.

Já nas imagens abaixo, o resultado é menos bom. A conjugação das mesas de refeições e azulejos coloridos (mais rústicas) com o mobiliário branco e mais minimalista, dá origem a uma estética pouco apelativa.

Caso esteja interessado em seguir as novas tendências de decoração, a trend do momento, no que toca a cozinhas, é o Minimalismo Acolhedor. Já ouviu falar?

 O minimalismo tem sido um dos estilos mais aplicados nos interiores. A grande mudança, nos últimos 5 anos, é que essa tendência toma corpo de forma acolhedora, com cores agradáveis, formas fluidas e texturas suaves. O minimalismo mantém-se nos espaços, na fluidez dos caminhos e na simplicidade das formas, mas é acrescentado um toque de conforto e aconchego.

Erro 4 – Investir pouco nos revestimentos e acabamentos

Antes de começar a construção ou remodelação da cozinha, tenho o cuidado de definir um orçamento que não contemple, apenas, os móveis e eletrodomésticos, mas também os revestimentos a utilizar.

Opte por materiais duráveis e fáceis de limpar. Bancadas de quartzo, mármore ou granito, pisos resistentes e azulejos nas áreas de preparação são opções populares, mas estão continuamente a surgir novos materiais no mercado! Fique atento. Muito cuidado com os materiais sintéticos a “imitar” quartzo ou mármore. Tendem a ficar queimados quando você, acidentalmente, coloca uma travessa quente em cima dos mesmos.

Uma cozinha com bonitos acabamentos é um excelente cartão de visita para a sua casa. Veja os exemplos abaixo!

ALGUNS ERROS A EVITAR NA ESCOLHA DOS ACABAMENTOS

Um dos erros mais comuns quando se constrói uma cozinha é gastar o orçamento todo nos armários e bancadas, ficando sem fundos para acabamentos e revestimentos e qualidade.

Erro 5 – Ignorar a importância de uma boa iluminação na cozinha

A cozinha deve ser um dos locais mais funcionais e acolhedores da casa, pois é nesta divisão que passamos grande parte do tempo.

A nossa sugestão é que efetue um bom planeamento da localização dos pontos de luz, optando por cores quentes (de preferência, amarelas) e que transmitam conforto. Não se esqueça de iluminar a bancada de trabalho, a mesa das refeições e o fogão (muitos exaustores têm luz incorporada, o que é ótimo).

Apresentamos, abaixo, alguns exemplos de “jogos de luz” que poderá efetuar na sua cozinha. Como poderá ver, nas seguintes imagens, é possível conjugar de forma bonita e funcional vários tipos de iluminação no mesmo espaço.

ERROS A EVITAR NA ILUMINAÇÃO

Usar luzes fluorescentes ou de Led Branco tipo “hospital”- para além de ferirem os olhos, tornam o espaço frio e desconfortável.
Não iluminar devidamente as diferentes zonas da cozinha.

Erro 6- Descurar a segurança e a higiene

Certifique-se de que a cozinha esteja projetada com segurança em mente. Mantenha facas afiadas e objetos perigosos fora do alcance de crianças, verifique a instalação de gás e eletricidade e evite pisos escorregadios.

Facas devem estar longe do alcance das crianças
As facas devem ser guardadas em gavetas ou colocadas em zonas superiores, longe das crianças

ERROS A EVITAR

Facas e outros objetos perigosos ao alcance das crianças. Bordas afiadas nas bancadas. Móveis que dificultam a circulação e até a própria limpeza.
Panelas sujas, pratos fanicados e talheres manchados, sobretudo se estiverem expostos.

Erro 6- Criar um design monótono e pouco pessoal

Uma cozinha não tem que ser, necessariamente, um espaço frio e monótono. Por isso, sempre que possível, introduza elementos diferenciados e que enriquecem o design, tais como: prateleiras, elementos de madeira, vidro, cestos de verga, plantas, vitrines, nichos, quadros ou paredes com ilustrações de vinil. O resultado final será surpreendente!

Não esqueça que cada detalhe personalizado que você adicionar à sua cozinha, fará dela um espaço mais “seu”, com uma identidade própria e um caráter único. Só por isto, já vale a pena investir em alguns pormenores “individualizados”. Veja o que foi feito nos exemplos abaixo:

ERROS A EVITAR NO DESIGN

“Perder” demasiado espaço útil em detrimento do design
                 Colocar objetivos decorativos com um design pobre nas prateleiras/vitrines. Dificultar a circulação no espaço pela acumulação excessiva de móveis, bancos, vasos e outros objetos

Erro 7 – Descurar a boa organização da cozinha

Priorize o espaço de armazenamento, tanto em armários quanto em gavetas. Pense em como organizar os utensílios, panelas, pratos e ingredientes para que estejam facilmente acessíveis e bem acomodados. Use e abuse dos organizadores de pratos, panelas e tampas.

Coloque a sua mercearia em frascos e potes identificados, de preferência, transparentes, para poder visualizar o seu interior. Mas lembre-se: quando retirar o produto da sua embalagem original para colocar nos frascos ou potes, guarde a informação sobre a sua validade.

mercearia acondicionada em frascos transparentes
Frascos transparentes são mais bonitos e funcionais

Crie um espaço de apoio às compras, como uma parede de ardósia para escrever com giz. Use cestas, prateleiras, separadores e caixas para acomodar os diversos utensílios. Faça o que fizer, não deixe os objetos espalhados nas bancadas, nem no interior das gavetas.

Não esqueça que a organização também se aplica ao frigorífico. Mantenha este eletrodoméstico organizado para evitar que os alimentos estraguem ou fiquem esquecidos. Utilize prateleiras específicas para diferentes tipos de alimentos.

ERROS A EVITAR NA ORGANIZAÇÃO

Pratos, copos, panelas e talheres dispersos pelas bancadas, por falta de espaço.
Loiça mal organizada dentro dos armários, ocupando demasiado espaço.
Mercearia misturada com loiça (crie uma zona própria para despensa).
No frigorífico: recipientes sem tampa, frascos mal fechados, legumes e frutas com a validade ultrapassada, alimentos crus e cozinhados na mesma prateleira

Erro 8 – Escolher mal os eletrodomésticos

A cozinha deve ter um design funcional, prático e visualmente atraente, para que as experiências neste espaço sejam o mais agradáveis possível. Por outro lado, é importante garantir a qualidade e durabilidade dos equipamentos.

Ao planear uma cozinha, leve em consideração estes dois fatores: a excelência dos eletrodomésticos e o seu aspeto estético, garantindo, assim, uma experiência culinária completa e satisfatória.

Escolha bem os seus eletrodomésticos, deixando uma significativa margem do seu orçamento para a aquisição de equipamentos de qualidade. O resultado será uma cozinha bonita, fácil de usar, que valoriza o imóvel e que reflete a sua identidade.

Veja os dois exemplos seguintes: a imagem da esquerda apresenta eletrodomésticos de qualidade e bem inseridos no visual da cozinha, tanto ao nível de design como de dimensões. Já a imagem da direita, mostra um frigorífico de boa qualidade, mas que “sai fora” da bancada, ou seja, com uma dimensão que não se adequa ao restante mobiliário.

ERROS A EVITAR NA ESCOLHA DOS ELETRODOMÉSTICOS

Dar mais importância ao design que à qualidade e vice-versa.
Não atender às necessidades da família: serão mesmo necessários dois fornos e um fogão industrial? Uma pessoa que vive sozinha necessitará de um frigorífico estilo americano?
Ocupar as bancadas com equipamentos obsoletos ou que raramente usa.

Erro 9 – Não investir na louça de cozinha

Numa cozinha com um bonito design, a escolha de loiça de qualidade é fundamental para complementar a estética. Aqui estão algumas razões pelas quais a loiça de qualidade é importante numa cozinha bem projetada:

  1. Harmonização estética: A loiça de qualidade, com acabamentos elegantes e design cuidadoso, contribui para a harmonização estética de toda a cozinha. Ao escolher peças que se complementem em termos de cores, texturas e estilo, você estará a criar um ambiente coeso e agradável ao olhar.
  2. Durabilidade e resistência: A loiça de qualidade geralmente é feita de materiais duráveis e resistentes, o que significa que as peças podem suportar o uso diário e a lavagem frequente sem perder a sua aparência ou funcionalidade. Isso evita a necessidade de substituir constantemente os utensílios, resultando em economia a longo prazo.
  3. Melhor experiência gastronómica: Louças de qualidade podem melhorar a experiência gastronómica, seja para o dia-a-dia ou para ocasiões especiais. Pratos e copos bem projetados realçam a apresentação dos alimentos e bebidas, tornando as refeições mais apetitosas e prazerosas.
  4. Segurança alimentar: Utensílios de qualidade são geralmente fabricados de acordo com padrões de segurança alimentar, garantindo que não haja riscos para a saúde ao utilizá-los. Materiais de qualidade reduzem a possibilidade de contaminação e interações indesejadas com os alimentos.
Loiça de cozinha  de qualidade é importante
Loiça de cozinha apelativa e com um estilo adequado ao espaço, dá sempre um toque de elegância

Erro 10 – Forçar o “open space” sem medir os prós e os contras

O conceito de open space está na moda e oferece muitas vantagens, entre as quais, permitir uma boa visibilidade da cozinha para a sala de jantar enquanto se preparam as refeições. É bastante útil para quem tem crianças e não as quer perder de vista. É, também, uma opção interessante para promover o convívio entre a pessoa que está a cozinhar e os restantes elementos da casa.

Contudo, é importante perceber que o conceito de open space também tem limitações. Uma destas é que nem sempre se adapta à arquitetura e/ou ao estilo da casa, podendo dar origem a configurações estranhas. Por outro lado, todos os odores da cozinha vão atingir mais facilmente a sala de jantar, o que pode ser desagradável.

Há, ainda, pessoas, que preferem ter alguma privacidade a cozinhar. Outras, ainda, gostam de ter alguma liberdade na organização da cozinha.

Convém não esquecer que uma cozinha aberta para a sala deve estar sempre impecavelmente arrumada, para não ferir a estética global. Isso obriga a uma atenção constante à limpeza e organização.

Por tudo isto, se está a pensar num conceito open space, analise, em primeiro lugar, a arquitetura da sua casa e as necessidades globais da sua família. Não é pelo facto de estar na moda que você terá, obrigatoriamente, que seguir esta tendência.

E então? O que achou das nossas dicas sobre o planeamento e organização de cozinhas? Com todas estas informações, não há desculpas para não ter uma cozinha bonita, prática e confortável. E que tal enviar-nos algumas fotografias da sua cozinha? Ficamos à espera!