A quadra natalícia é, por norma, um autêntico festim de aromas e sabores. Os aperitivos, o prato principal e a doçaria são iguarias que nos fazem crescer água na boca, mas o “recheio” da mesa vai variando conforme a região. De norte a sul do país, o que se come tradicionalmente no Natal?
Natal na zona de Trás-os-Montes e Alto Douro
Na noite de consoada, o Bacalhau e o Polvo cozido são as estrelas principais à mesa. Para acompanhar estes sabores tradicionais, a batata cozida, a couve portuguesa e o ovo estão sempre presentes.
Já o almoço de Natal tem início com uma aconchegante Canja de Galinha, seguindo-se um assado de carne. Cabrito, borrego, porco, leitão ou peru são as carnes mais utilizadas neste assado que, normalmente, é servido com arroz seco e batatas assadas.
No que toca a sobremesas, as Migas doces, as Filhoses de Abóbora-menina, as Passas e os Frutos Secos são presença constante na mesa.
Aqui sugerimos alguns vinhos desta região para acompanhar a sua consoada:
Natal entre Douro e Minho
Nas mesas desta região do norte de Portugal, o Polvo e o Bacalhau Cozido não podem faltar, sempre acompanhados por batata, ovo e couve portuguesa.
No almoço do dia de Natal, nas casas minhotas é normal confecionar-se a “Roupa velha” (um prato que resulta do aproveitamento das sobras de bacalhau do dia anterior), uma tradição culinária desta zona do país.
Segue-se um assado, normalmente de cabrito, embora o peru e o leitão sejam, também, opções comuns.
No que diz respeito aos doces, as Rabanadas e as Filhoses (servidas com ou sem calda de açúcar), a Aletria, os Bolinhos de Bolina, os Mexidos de Leite ou de vinho e os Frutos Secos, são presença assídua na mesa de Natal!
Acompanhe a noite de consoada com vinhos de Entre Douro e Minho:
Natal nas Beiras
O Natal na região das Beiras é celebrado com Bacalhau e/ou Polvo, acompanhados de couves, sendo estes os pratos típicos do dia 24 de dezembro. Já no dia 25, a tradição é o Peru Recheado.
Na Beira Litoral, tal como na Beira Alta, consome-se o assado de peru ou de cabrito, sendo adicionada ao leque de opções, a carne de porco.
Para além do Bolo Rei, os doces natalícios das Beiras são a Bola da Guarda, as tradicionais Filhoses, Rabanadas, Sonhos, Arroz Doce, Tigeladas, as Papas de Carolo e a Aletria.
Aqui ficam algumas sugestões de espumantes e vinhos para que possa celebrar esta época, de uma forma única:
Natal no Alentejo
O Alentejo celebra o Natal com o tradicional Bacalhau, mas a Sopa de Cação e a Açorda de Bacalhau fazem, também, parte das opções gastronómicas. No dia 25 de dezembro, come-se o Peru Recheado ou Peru com Embutidos.
Já as sobremesas mais consumidas são as Azevias de Grão (espécie de empanada frita e adocicada), os tradicionais Coscorões (doces feitos à base de farinha de trigo com ovos que, depois de fritos, são passados por calda de açúcar) e o Carolo (uma espécie de biscoito alentejano).
Aqui sugerimos alguns vinhos alentejanos para acompanhar a sua consoada:
Gostou desta viagem pelos sabores natalícios de Portugal? Visite o marketplace da Gourmenu para encontrar os melhores ingredientes para confecionar as receitas da sua região.
Inspire-se, também, aqui com algumas ideias de presentes para oferecer nesta época tão especial.
[em atualização]