Subscreva a nossa Newsletter!

Dia da Mãe: conhece a história desta data?

Está prestes a chegar o Dia da Mãe! Deseja saber quando e em que circunstâncias foi criada esta celebração? Conheça a história deste dia e saiba como torná-lo ainda mais especial!

Da Grécia a Roma: mães “divinais

O Dia da Mãe surge oficialmente nos Estados Unidos da América, no ano de 1914, mas as suas raízes são longínquas, uma vez que já na antiguidade clássica se efetuavam celebrações relacionadas com a maternidade.

Há, contudo, uma grande diferença entre as mães homenageadas nos dias de hoje e as mães adoradas na Grécia e da Roma Antiga, já que estas últimas não eram humanas, mas sim Deusas relacionadas com a fertilidade.

Assim, na Grécia Antiga, o início da primavera era celebrado com uma festa para Réia, conhecida como a mãe dos Deuses, enquanto no território Romano se festejava, no início de março, a Matronalia.

A Matronalia era um festival dedicado a Juno Lucina – deusa do parto, da maternidade e das mulheres em geral. Nesta festividade, era comum as mulheres receberem presentes e orações dos seus maridos, para potenciar a fertilidade. Por sua vez, no templo, eram realizados rituais sagrados envolvendo as mulheres, sendo que as mesmas obedeciam a regras estritas. Entre estas, destacava-se o uso obrigatório de cabelos soltos e a proibição de usar cintos ou nós nas roupas.

Idade média: Mothering day

Em Inglaterra, a origem do Dia da Mãe remonta à Idade Média, com um evento designado pelos ingleses como Mothering Day.

Naquele tempo, as pessoas mais humildes moravam em casa dos patrões e ficavam quase todo o ano longe dos seus lares. No Mothering Day era concedida a possibilidade de regressarem à casa da família, podendo finalmente desfrutar do carinho das mães.

Também nessa altura surgiu o Mothering Cake ou Simmel Cake, um bolo dedicado às mães com o intuito de as fazer mais felizes. Trata-se de um bolo de frutas com duas camadas de pasta de amêndoa – uma na parte superior e outra no meio. 

Simmel Cake para dia da mãe
Bolos com frutas e massa de maçapão são típicos na Páscoa e também no Dia da Mãe

Criação do Dia da Mãe: a inspiração

É nos Estados Unidos que o caminho para o reconhecimento oficial do Dia da Mãe começa a ganhar força e a história começa com Ann Maria Reeves Jarvis, uma ativista social e organizadora da comunidade durante a Guerra Civil Americana.

Em 1858, Anne criou os Mothers Days Works Clubs com o objetivo de diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores. Mais tarde, em 1865, impulsionou a criação dos Mother’s Friendship Days (dias de amizade para as mães), cuja meta era melhorar as condições dos soldados feridos em combate.

Ao longo da sua vida, Anna Jarvis batalhou sempre por condições de saúde e educação dignas dentro da sua comunidade. Alicerçada em valores como a família e a religião, desenvolveu um trabalho notável.

Deste modo, embora não tenha sido a criadora oficial do Dia da Mãe, esta ativista é considerada a fonte de inspiração da data. A sua história de vida deu o mote para a criação de um movimento organizado pela sua filha, anos mais tarde, e que viria a dar frutos.

A concretização de um sonho

Em 1870 a escritora Julia Ward Howe (autora de O Hino de Batalha da República) escreveu e publicou o manifesto Mother’s Day Proclamation. Este documento pedia o fim da Guerra e o desarmamento definitivo dos soldados.

Mas o passo definitivo para a criação do Dia da Mãe, surgiu com Anna Jarvis, professora universitária e filha da ativista Ann Maria Reeves Jarvis. A 12 de maio de 1907, dois anos após a morte da sua mãe, Anna criou um memorial em sua honra. Nessa altura, a professora iniciou, também, um movimento para converter o Dia das Mães num feriado reconhecido.

Durante alguns anos, Ann escreveu longas cartas a empresários, religiosos, políticos e outras pessoas influentes da sociedade norte americana, sugerindo a criação de um dia dedicado às mães. A campanha foi ganhando cada vez mais adeptos e, em 1914, conseguiu finalmente, realizar o seu sonho.

A 8 de maio de 1914, o Dia da Mãe foi oficialmente reconhecido no Congresso dos Estados Unidos, ficando também definida a sua data: passaria a ser celebrado no segundo domingo de maio. Nesse congresso, o Presidente dos Estados Unidos, Thomas Woodrow Wilson, proclamou ainda que no Dia das Mães, todos os edifícios públicos deviam ser decorados com bandeiras.

Assim, o Dia das Mães foi celebrado pela primeira vez em 9 de maio de 1914, constituindo um motivo de grande felicidade para Anna! A impulsionadora do movimento criou, ainda, um símbolo para homenagear as mães: o cravo. O vermelho seria para presentear a mãe viva e o branco, a morta.

O cravo é a flor oficial do Dia da Mãe
O cravo é a flor oficial do Dia da Mãe

 Incrível!
Anna Jarvis enviou para a igreja onde seria celebrada a primeira missa em homenagem às mães, 500 cravos- as suas flores favoritas. Durante os anos seguintes, Anna continuou a manter viva a tradição, chegando a enviar, no total, mais de 10 mil cravos para a igreja.

Do sonho ao arrependimento

A professora responsável pela criação do Dia das Mães desejava que a data fosse comemorada de forma simples e sem fins comerciais. No entanto, a celebração do Dia das Mães acabou por adquirir uma dimensão comercial muito além do pretendido.

Ao constatar esta situação, Anna Jarvis começou a lutar para que a institucionalização da data fosse revogada, mas sem sucesso no Congresso dos Estados Unidos. A data manteve-se no segundo domingo de maio e, tal como é conhecida atualmente, com ampla comercialização de presentes.

Com o crescente desenvolvimento comercial do Dia das Mães, Anna Jarvis afastou-se do movimento, lamentando a criação e lutando pela abolição do feriado, o que nunca aconteceu.

Consumismo levou Anna a afastar-se das celebrações do dia da Mãe
O consumismo desmesurado levou Anna Jarvis a querer afastar-se das celebrações do Dia da Mãe

O Dia da Mãe noutros países: tantos mundos, tantas datas!

A data de comemoração do Dia da Mãe varia de país para país. Aqui ficam os dias do evento, em vários lugares do mundo!

Países em que o Dia da Mãe tem data fixa

DataPaís
3 de marçoGeórgia
8 marçoAlbânia, Rússia, Sérvia, Montenegro, Bulgária, Roménia, Moldávia, Butão
21 marçoEgito, Síria, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait
7 abrilGrécia
10 maioMéxico, Guatemala, Bahrein, Índia, Malásia, Qatar, Singapura
15 maioParaguai
26 maioPolónia
27 maioBolívia, Republica Dominicana
8 junhoLuxemburgo
12 agostoTailândia
15 agostoBélgica e Costa Rica (Assunção de Maria)
8 dezembro Panamá (não oficial)

Sabia que em Portugal o Dia da Mãe já foi a 8 de dezembro?
Portugal é um país tradicionalmente católico, e o Dia das Mães é comemorado no primeiro domingo de maio, mês em que os católicos prestam homenagem a Nossa Senhora de Fátima, uma das santas mais conhecidas no país. Mas nem sempre foi assim: durante muitos anos, a data era comemorada no dia 8 de dezembro que é o dia da Nossa Senhora da Conceição.

Países em que o dia da mãe tem data móvel

DataPaíses
1º domingo de fevereiroNoruega
1º domingo de maioPortugal, Lituânia, Hungria, Cabo Verde,
Espanha, Moçambique,
Angola e São Tomé e Príncipe
2º domingo de maioÁfrica do Sul, Austrália, Bélgica, Brasil,
Chile, China, Colômbia
(exceto na cidade de Cúcuta), Dinamarca,
Alemanha, Estónia, Panamá, Grécia, Itália,
Japão, Canadá, Cuba, Países Baixos,
Nova Zelândia, Áustria, Peru, Suíça,
Formosa, Turquia, EUA, Venezuela,
Finlândia, Hong Kong, Letónia
Último domingo de maioColômbia (só na cidade de Cúcuta), França
(se coincidir com o Pentecostes,
é transferido para o primeiro domingo de Junho),
Suécia
3º domingo de outubroArgentina, Bielorrúsia
1º dia de PrimaveraPalestina, Líbano
2 semanas antes do
Natal
Jugoslávia

Se conhecer a data do Dia da Mãe em mais algum país, deixe ficar a informação nos comentários. Temos todo o gosto em ir atualizando a nossa tabela!

Presentes para o Dia da Mãe

Agora que já conhece a História do Dia da Mãe e em que datas se celebra em todo o mundo, diga-nos: o que está a pensar oferecer à sua?

Um pequeno almoço levado à cama é sempre uma boa opção, assim como um brunch delicioso preparado pela família. Pode envolver todos na preparação de um “bolo de gratidão” como o Simmel Cake ou um bolo de chocolate de fazer crescer água na boca!

Presentes para o dia da Mãe

Consulte o nosso marketplace e redes sociais e encontre os ingredientes certos para uma refeição muito especial! Andamos por aqui... e por aqui também! Aguardamos a sua visita!