O chocolate é um alimento popular em todo o mundo. O seu sabor e aroma provocam sensações de verdadeira felicidade! Não é por acaso que este alimento serve de inspiração para variados livros e filmes. Espreite aqui alguns exemplos da introdução do chocolate no cinema e na literatura!
Livros e filmes com o tema “chocolate”
Chocolate – livro e filme
“Chocolate” é um livro da escritora Joanne Harris que alcançou grande sucesso em todo o mundo. Só em Portugal, o livro vendeu mais de vinte e cinco mil exemplares! Dado o sucesso da obra, esta acabou por ser adaptada para o cinema, tornando-se um êxito de bilheteira. O filme foi nomeado para cinco Óscares!
Quanto à história propriamente dita, esta passa-se na pequena aldeia de Lansquenet-sur-Tannes, uma localidade fictícia criada pela autora do livro, com extremo detalhe.
Vianne é uma mãe solteira que chega a essa aldeia, com a sua filha, e ali abre uma chocolataria. À medida que o negócio prospera, Vianne vai enfrentando a oposição do padre da aldeia que considera aquele estabelecimento, uma fonte de tentações.
Em capítulos alternados, ora com a voz de Vianne, ora com a do padre Reynaud, a história vai-se desenrolando com grande suspense e tensão dramática.
Chocolate é, em suma, um livro que defende os pequenos prazeres da vida, neste caso, os gastronómicos, assim como o direito à diferença. A chegada de Vianne é o acontecimento principal que vai colocar em causa o poder instalado, funcionando como gatilho para uma mudança de mentalidades. Já leu esta deliciosa história?
Chocolate à chuva – livro
“Chocolate à Chuva” é um romance infanto-juvenil da escritora Alice Vieira, publicado em 1982.
O romance faz parte de uma trilogia composta pelos livros Rosa, Minha Irmã Rosa (1979) e Lote 12, 2.º Frente (1980) – obras que marcaram toda uma geração na década de 80!
Este livro conta mais um episódio da vida da personagem principal – Mariana – que, depois de participar num acampamento organizado pela escola, fica a saber que os pais da sua melhor amiga, Rita, pretendem divorciar-se.
Nesta narrativa cheia de peripécias, a temática do divórcio e as suas implicações para as crianças, é abordada com bastante sensibilidade pela autora.
A fantástica fábrica do chocolate – filme e livro
“A Fantástica Fábrica de Chocolate“ é um clássico do cinema que conta já com duas versões, em décadas diferentes. A primeira versão data de 1971, e apresenta Gene Wilder no fantástico papel de Willy Wonka. Já a versão de 2005, tem Johnny Depp como protagonista, numa das suas mais espetaculares performances.
Este será, talvez, um dos principais filmes sobre chocolate de que há memória, mas o que muitos não sabem é que a película não é original. Ela é inspirada num livro de Roald Dah, autor de vários contos infantis, entre os quais, “Os Gremlins“, e “Matilda” adaptados com sucesso para cinema! A série de contos “Tales of the Unexpected” escrita por este autor deu, também, origem a uma série de TV muito popular.
Quanto ao filme propriamente dito, este conta a história de 5 estudantes que foram sorteados para conhecer um lugar mágico: uma fantástica fábrica de chocolates. A aventura é acompanhada pelo carismático e estranho personagem Willy Wonka que vai lançando diversos desafios ao grupo de crianças. Só o vencedor terá direito ao conteúdo da fábrica!
Chocolate com Pimenta – telenovela
“Chocolate com Pimenta” é uma telenovela brasileira produzida pela TV Globo e transmitida originalmente entre 8 de setembro de 2003 a 7 de maio de 2004, com um total de 209 episódios.
A telenovela conta a história de Ana Francisca, uma jovem humilde que é humilhada pela sociedade. Ela vai para a cidade grande em busca de uma vida melhor e acaba a trabalhar numa fábrica de chocolates. Aí, envolve-se um triângulo amoroso com Danilo e Guilherme. A trama aborda temas como amor verdadeiro, as injustiças sociais e os segredos do passado. É uma história envolvente que mistura romance, comédia e drama.
A novela termina com a protagonista a inventar uma nova gama de chocolate para a sua empresa: chocolate com pimenta!
Escrita por Walcyr Carrasco, com colaboração de Thelma Guedes, a novela teve direção de Jorge Fernando, Fabrício Mamberti e Fred Mayrink. A direção geral foi de Fabrício Mamberti, sob a direção de núcleo de Jorge Fernando.
O elenco contou com a participação de Mariana Ximenes, Murilo Benício, Elizabeth Savalla, Priscila Fantin, Drica Moraes, Marcello Novaes, Caco Ciocler e Tarcísio Filho.
De salientar que a história é baseada na opereta “The Merry Widow“ (A Viúva Alegre), escrita por Franz Lehár.
Românticos Anónimos – filme
“Românticos Anónimos” é o título de um filme francês lançado em 2010, dirigido por Jean-Pierre Améris. O filme conta a história de Angélique, uma mulher extremamente tímida e ansiosa, e Jean-René, proprietário de uma fábrica de chocolate. Ambos compartilham uma paixão pela produção de chocolate e têm dificuldades em relacionar-se romanticamente devido às suas inseguranças.
Os dois apaixonados acabam por encontrar uma maneira de comunicar, através de mensagens escritas, permitindo que os seus verdadeiros sentimentos sejam revelados.
Amor, Romance e Chocolate – filme
Dispensada pelo namorado, Emma (Lacey Chabert) decide fazer uma viagem para a Bélgica, onde conhece o charmoso chocolateiro Luc Simon (Will Kemp). A partir desse momento descobre uma paixão pela gastronomia e vive um intenso romance.
O filme foi dirigido por Jonathan Wright com base num argumento de Rebecca Schechter. Um filme leve e romântico, para ver numa tarde de domingo na companhia de uma caixa de chocolates!
Uma boa oportunidade, também, para observar as fantásticas paisagens belgas que vão aparecendo ao longo da película.
Obras com “chocolate” no título… mas que não falam de chocolate!
Nem todos os livros que apresentam “chocolate” no nome, falam verdadeiramente deste ingrediente, pelo que convém estar atento. Em alguns casos, o termo “chocolate” aparece apenas no título, na forma de comparações ou metáforas relacionadas com a narrativa, sem qualquer aprofundamento no livro.
É este o caso de “Baunilha e Chocolate” da conhecida autora Sveva Casati Modignani. Esta história fala-nos de um casamento em crise, com uma rutura eminente, como se a baunilha e o chocolate já não combinassem tão bem como outrora.
Com exceção desta metáfora, a verdade é que o livro pouco fala de chocolate. Ainda assim, convém salientar que a obra foi um verdadeiro sucesso, tendo sido traduzida em dezenas de línguas e adaptada ao cinema em 2005.
Outro romance que poderá induzir em erro quanto ao tema é “Como água para Chocolate” da escritora mexicana Laura Esquivel. O livro apresenta histórias com 12 receitas tradicionais mexicanas, uma para cada mês do ano. Curiosamente, só a receita do mês de setembro é que apresenta o chocolate como ingrediente.
O livro é considerado um marco do romance feminista no país, por retratar o espaço doméstico como campo de resistência feminino. O título “Como água para Chocolate”, nada tem a ver com comida, derivando simplesmente de um ditado mexicano que significa “ficar chateado ou furioso“. Como a água a ferver, no estado de cozedura do chocolate, assim são as emoções de Tita, a protagonista da história.
Conhece mais algum livro ou filme com a temática do chocolate? Escreva a sua sugestão na caixa de comentários! Já agora, aproveite para visitar a seleção de chocolates da Gourmenu!