No passado dia 22 de novembro teve lugar, em Toledo, a Gala do Guia Michelin 2023 que premiou, com 1 estrela Michelin, 5 novos restaurantes portugueses. Para além destas distinções, Portugal recebeu mais uma Estrela Verde e 7 estabelecimentos entraram na categoria de Bib Gourmand.
Conheça aqui os novos Restaurantes Estrela Michelin 2023:
Os 5 novos restaurantes com 1 estrela Michelin
Portugal tem vindo a destacar-se no campo da restauração, com uma evolução francamente positiva nos últimos anos. Na Gala Michelin 2023, foram distinguidos 5 novos restaurantes, distribuídos por Lisboa e Porto. São eles, o Encanto, o Euskalduna Studio, o Kabuki Lisboa, o Kanazawa, e o Le Monument.
Encanto
O restaurante Encanto pertence ao reconhecido chef José Avillez, já detentor de uma Estrela Michelin pela sua prestação no Belcanto. José Avillez torna-se, assim, o único chef português a ter dois dos seus restaurantes premiados no famoso Guia Michelin!
O Encanto – restaurante premiado nesta edição de 2023 – apresenta um Menu de Degustação único, 100% Vegetariano, constituído por 12 momentos, onde os vegetais são as principais estrelas.
Euskalduna Studio
Já o Euskalduna Studio é um restaurante intimista onde, junto ao balcão, o cliente poderá desfrutar de uma experiência de alta cozinha que apela aos 5 sentidos.
Nascido em 2016, na cidade do Porto, este restaurante homenageia o percurso profissional do chef Vasco Coelho Santos. A sua designação – Euskalduna – significa “Basco” na língua Euskera, típica daquela região.
Kabuki Lisboa
A gastronomia oriental, em particular, a nipónica, tem revelado um percurso ascendente no nosso país. O restaurante Kabuki Lisboa e o restaurante Kanazawa são prova disso.
O Kabuki Lisboa, do Chef Paulo Alves, está localizado nas recentemente remodeladas e icónicas Galerias Ritz. Este restaurante, já existente em Espanha, abriu portas no nosso país em 2021 e pretende homenagear a forte ligação portuguesa ao Japão; país onde deixámos, no século XVI, não apenas palavras, mas também receitas significativas como a tempura.
Kanazawa
Por sua vez, o Kanazawa, pertencente ao chef Paulo Morais, assume-se como um restaurante bastante intimista (com apenas 8 lugares ao balcão) onde os rigorosos conceitos nipónicos são respeitados. Com um Menu de Degustação que integra os ingredientes e sabores de cada época, este restaurante proporciona uma experiência gastronómica única: os clientes são recebidos pelo chef e os pratos são preparados à vista de todos.
O chef faz ainda questão de explicar “cada prato pormenorizadamente, de modo que consigam entender o que estão a comer, de onde vem e o porquê de ser servido assim.”
Le Monument
Regressando novamente à cidade do Porto, o restaurante Le Monument apresenta-nos uma experiência gourmet de elevada qualidade e requinte. O chef Julien Montbabut, que passou dois anos a visitar Portugal, concebeu pratos com os melhores sabores e texturas, conduzindo o cliente numa verdadeira viagem gastronómica.
Situado no luxuoso hotel Le Monumental Palace, este restaurante é uma verdadeira ode ao requinte.
Estrela Verde: mais um restaurante português reconhecido
O Guia Michelin continua a premiar as boas práticas ao nível da gastronomia sustentável. Este ano, o Guia distinguiu, com uma Estrela Verde, o restaurante Mesa de Lemos (Viseu).
Neste restaurante, o chef Diogo Rocha associa os melhores produtos regionais às mais modernas técnicas de cozinha. São produzidas refeições sustentáveis, com a preocupação de levar à mesa produtos no seu estado mais puro e natural.
Este restaurante junta-se, assim, ao Il Gallo d’Oro (Funchal) e ao Esporão (Reguengos de Monsaraz), já distinguidos com um Estrela Verde, na edição de 2022.
Os novos Bib Gourmand 2023
O Guia Michelin distinguiu, uma vez mais, os restaurantes com a melhor relação qualidade-preço e, este ano, foram reconhecidos os seguintes: Carnal (Lisboa), Ofício (Lisboa), Zunzum Gastrobar (Lisboa), Gruta (Porto), Semea by Euskalduna (Porto), À Mesa (Tavira) e Rio by Paulo André (Vila do Conde).
Os novos restaurantes Estrela Michelin 2023 juntam-se, assim, à já extensa lista de estabelecimentos portugueses galardoados em edições anteriores.
Já aqui os apresentámos. Agora… cabe-lhe a si, fazer-lhes uma visita!