Subscreva a nossa Newsletter!

Os 15 melhores tipos de farinha para fazer pão

A farinha é um pó moído e desidratado feito a partir de cereais e que apresenta, como principal caraterística, o alto teor em amido. Podemos encontrar variados tipos de farinhas, cada um com as suas potencialidades. Apresentamos, em seguida, os 15 melhores tipos de farinha para fazer pão (incluindo versões sem glúten!):

1. Farinha de Trigo

A Farinha de Trigo uma das farinhas mais comuns, sendo utilizada no fabrico de pão e massas variadas. Este tipo de farinha tem glúten, sendo contraindicada para celíacos. É rica em proteínas, vitamina B e minerais como o fósforo e ferro.

As farinhas de Trigo distinguem-se umas das outras pelos diferentes graus de refinamento, sendo importante saber que tipo de farinha se adequa a cada finalidade. Assim, podemos destacar:

  • Farinha Superfina / T55-  é a mais comum, sendo usada para quase tudo. É adequada para pasteis, bolos e tartes e pode também ser utilizada na produção de massas lêvedas. Contém glúten.
  • Farinha Flor / T45 – é a mais refinada e branca. sendo ideal para a preparação de massas muito leves e fofas, como o fritos, pão de ló ou tortas. Não é a mais indicada para a confeção do pão, havendo outras melhores. Contém glúten.
  • Farinha Para Fritos / T45 a T55 – É uma farinha fofa, mas que fica estaladiça após cozinhada. Resulta da combinação entre farinha refinada e sêmola dura. É excelente para confecionar fritos. Contém glúten.
  • Farinha Fina / T65 – é a mais adequada para a confeção do pão, embora possa ser utilizada para preparar bolos, tartes, pastéis, bolachas, empadas e massas lêvedas. A utilização desta farinha confere ao produto final um aspeto bastante rústico. Contém glúten.
  • Farinha Fina / T65  – é uma farinha que tem correções enzimáticas e antioxidantes. Devido às suas caraterísticas pode ser usada para a confeção de regueifas ou pães pães embalados. Contém glúten.
Campo de Trigo Farinha para fazer pão

2. Farinha de Trigo Espelta

A Farinha de Trigo Espelta  é uma farinha mais saudável, com um sabor semelhante ao do trigo, mas com um travo aromático azedo. Pode ser usada para confeção de pão. Tem menos fibra e é menos calórica que a farinha de trigo, mas contém glúten sendo contraindicada para celíacos.

3. Farinha de Trigo Sarraceno

A Farinha de Trigo Sarraceno (Mourisco) é ligeiramente mais saudável que o trigo comum e não contém glúten. O seu sabor é mais simples que o da farinha de trigo comum. Não é muito utilizada para confeção de pão, mas sim para papas, massa de crepes ou confeção de soba (uma massa tradicional japonesa).

4. Farinha de centeio

Considerado mais nutritiva que o trigo comum, o centeio é rico em fibras e minerais e contém glúten. Comparada com a farinha de trigo, a farinha de centeio é uma boa escolha pra quem tem diabetes, pois controla melhor os níveis de insulina no sangue. Algumas farinhas de centeio, são:

  • Farinha de Centeio / T70 – Esta farinha é similar a moagem de uma farinha de trigo T65 mas com centeio perfeito para mistura com farinha de trigo ou pães fofos de centeio.
  • Farinha de Centeio / T85 a T130 – Uma farinha mais rústica a escura de centeio boa para fazer broas e outros pães maiores e mais densos.
Pão de Centeio

5. Farinha de Cevada

Um pouco mais saudável que o trigo, a cevada é tipicamente associada à preparação de cerveja, mas pode também ser utilizada para fazer pão. Rica em fibras e minerais, como fósforo, magnésio e cobre e tem propriedades antioxidantes.

A cevada ajuda a prevenir doenças do coração e diabetes. É menos calórica e mais nutritiva que outros grãos, como a quinoa, o arroz integral e o amaranto. No entanto, contém glúten, sendo contraindicada para celíacos.

6. Farinha de Milho

É uma farinha leve e com um gosto neutro. Não contém glúten, sendo adequada para celíacos. É muito utilizada para engrossar massas e caldos e no fabrico de pães e broas. As farinhas de milho mais utilizadas, são:

  • Farinha de Milho / T70 – usada para criar variados biscoitos e pães, como alternativa à farinha comum. Utilizada também para confecionar pão ralado como cobertura para frituras.
  • Farinha de Milho Branco – tem mais açúcar e menos amido que a farinha de milho amarelo. Poderá ser usada para as mesmas finalidades, mas tem um sabor ligeiramente diferente.

7. Farinha de Grão

A farinha de grão é criada a partir da moagem do grão de bico. É muito utilizada na cultura Judaica, Indiana, Árabe, Argentina e Italiana. Esta farinha está isenta de glúten, sendo adequada a celíacos.

O grão de bico é um poderoso aliado da saúde, sendo bastante rico em proteínas. Esta leguminosa ajuda no trânsito intestinal, promove a saúde do coração e é uma excelente aliado no emagrecimento. A sua ingestão deverá fazer parte de uma alimentação equilibrada.

8. Farinha de Aveia

A farinha de aveia é uma farinha sem glúten, bastante saudável e nutritiva que pode ser usada como uma farinha comum para bolos e pães. Este cereal pode ainda ser usada como aditivo para misturar com a farinha de trigo.

A farinha de aveia possui reconhecidos benefícios para a saúde e é excelente para confecionar pão!

9. Farinha de Arroz

Esta farinha é adequada para todo o género de fritos e, também, para pães, especialmente se forem cozidos (o que é comum nas tradições orientais).

10. Farinha de Soja

A Farinha de Soja  é um dos ingredientes do leite de soja, podendo também ser usada na confeção de pão.

É utilizada em substituição da farinha de trigo na preparação de pães e bolos.

Um tipo especial de farinha de soja – a farinha de soja torrada (kinako) – é usada, como cobertura, em vários pratos, particularmente, sobremesas.

11. Farinha de Amêndoa

A Farinha de Amêndoa resulta da moagem de amêndoas sem casca. É utilizada para fazer doces como o popular maçapão ou como aditivo na confeção de bolos ou pães.

É uma farinha sem glúten e, como tal, adequada a celíacos.

12. Farinha de Alfarroba

A farinha de Alfarroba é usada em alguns tipos de pães estando, normalmente, misturada com farinha de trigo. Esta farinha confere uma cor escura e um sabor característico aos alimentos.

É uma farinha sem glúten e, como tal, adequada a celíacos.

13. Farinha de Amaranto

O amaranto é um pseudo-cereal bastante rico em proteína e fibra. Este ingrediente encontra-se sob muitas variedades, podendo apresentar-se na forma selvagem ou cultivada.

A farinha de amaranto é isenta de glúten e pode ser utilizada na confeção do pão.

14. Farinha de Cogumelo

A farinha de cogumelo é bastante nutritiva e possui alto teor proteico. É ideal para espessar molhos e adicionar um sabor umami a variadas receitas. Pode ainda ser usada como um ingrediente original em massas de pão e biscoitos.

Os cogumelos são uma boa opção para celíacos já que não contêm glúten.

15. Farinhas integrais

A farinha integral é obtida através da moagem dos grãos inteiros do trigo. Esta farinha preserva a estrutura do farelo e do gérmen, que são as principais fontes nutritivas do grão.

A grande vantagem da farinha integral em relação à farinha branca (normal) é que a primeira mantém nutrientes, como fibras e o ferro, que são perdidos durante o processamento da farinha de trigo comum. O consumo de alimentos com este tipo de farinha produz uma sensação maior e mais duradoura de saciedade, pelo que está indicada para a perda de peso. Algumas farinhas integrais, são:

  • Farinha Semi-Integral / T80 a T110 – é uma farinha com alguma percentagem de casca, sendo utilizada na confeção de pães semi-integrais.
  • Farinha Integral / T150 – é uma farinha usada na confeção de pães integrais. Como é menos refinada que as outras farinhas, dá origem a um pão mais denso e pesado. Por esse motivo, é muitas vezes é misturado com farinha T65 para criar um pão mais leve.
Farinhas integrais

Espreite a nossa vasta oferta de farinhas para fazer pão no marketplace da Gourmenu e delicie-se com os nossos sabores!