O azeite é um tipo de óleo vegetal extraído das azeitonas – fruto da oliveira. É frequentemente utilizado na culinária, como tempero de saladas e como ingrediente em muitos pratos mediterrânicos. Existem vários tipos de azeite, cada um com um sabor e perfil nutricional únicos. Então… quais são os benefícios do azeite?
O azeite extra-virgem é um óleo bastante benéfico, consumido há vários séculos. Alguns historiadores chegam a afirmar que o azeite foi utilizado para aliviar dores e tratar feridas, em tempos de guerra!
Entre as propriedades existentes no azeite, podem destacar-se: gorduras monoinsaturadas, ómega 9, vitaminas E, A e K, ferro, cálcio, magnésio, potássio e aminoácidos. Para além disso, este tipo de óleo possui substâncias antioxidantes que auxiliam no bom funcionamento do organismo. Vamos, então, enumerar alguns dos benefícios deste líquido tão precioso:
Nota: Há variados testes a serem feitos, na área da medicina, onde se podem destacar alguns efeitos benéficos para diversas doenças. Segundo alguns estudos científicos, relacionados com o azeite, este pode ajudar no controlo do peso e no combate a bactérias que podem causar úlceras.
Sobre o consumo…
A forma de ingestão mais indicada por médicos e nutricionistas é de até 2 colheres de sopa de azeite por dia, o que equivale a 30gr.
Deve-se, no entanto, evitar o uso do azeite para fritar ou para refogar alimentos. Isto porque, ao aquecer o azeite, ele perde as suas propriedades antioxidantes e o seu efeito anti-inflamatório, podendo não ser tão eficaz para a saúde.
Uma dica válida é consumir o azeite de forma natural em saladas, legumes, carnes e/ou peixes. Outra recomendação é usar o azeite para substituir margarina no pão ou em torradas.
Sempre que for comprar o produto, dê preferência às embalagens de vidro mais escuras. Elas são mais apropriadas porque impedem a entrada de luz, a qual pode comprometer as propriedades do azeite. Lembre-se de escolher produtos puros e extra-virgem, ou seja, que não foram misturados com outros tipos de óleos. Para saber mais, leia o rótulo com atenção.
Sobre o armazenamento…
O azeite deve ser armazenado longe da presença de luz ou calor, porque as suas substâncias são fotossensíveis. Para além disso, quanto mais jovem e mais fresco for o azeite, melhor ele será para o consumo.
Fique sempre atento à data de validade e não deixe o produto perto do fogão, enquanto estiver a cozinhar, nem exposto ao sol.
Já sabemos que o azeite apresenta inúmeros benefícios para a saúde de homens e mulheres de diferentes idades. Por isso, de que está à espera para provar os nossos Azeites? Estes estão adaptados ao gosto de cada um, com intensidades e aromas diversificados.