Subscreva a nossa Newsletter!

Os Benefícios do Chocolate

Que um bom quadradinho de chocolate faz bem à alma, isso, nós já sabemos. Mas os benefícios do chocolate vão mais além que o simples conforto mental. Este delicioso produto traz imensas vantagens para a saúde. Quer saber quais são?

Quanto mais amargo… mais benefícios tem!

O chocolate negro é o que possui maior teor em cacau, sendo também o mais rico em flavonóides, fenóis e ácido gálico. Estes três compostos têm propriedades antioxidantes, controlando os níveis de colesterol e promovendo a saúde do coração. Os flavonóides protegem ainda a nossa pele contra os danos solares, uma vez que aumentam a sua densidade e hidratação.

Estas substâncias podem ser encontradas noutros tipos de chocolate, como o branco, o chocolate de leite e o chocolate meio amargo. Contudo, é sem dúvida, na versão mais amarga que se encontram em maior concentração.

Assim, chocolates com mais de 70% de cacau são os mais amargos, mas também os que mais vantagens apresentam para o organismo. Já experimentou?

Um poço de vitaminas. Uma fonte de benefícios!

Ao contrário do que possa pensar, não é apenas nas frutas e legumes que se podem encontrar altos níveis de vitaminas. O chocolate é, também, uma fonte poderosa destes nutrientes que tantos benefícios têm para a nossa saúde. Entre estas, encontram-se as vitaminas A, B, C, D e E que:

  • Fomentam na circulação sanguínea, promovendo um adequado fluxo de sangue;
  • Protegem e estimulam o funcionamento do nosso sistema nervoso central, assim como músculos cardíacos;
  • Contribuem para a manutenção dos níveis de bem-estar afetivo e do bom humor, prevenindo o aparecimento de depressões.

Os minerais do chocolate

Nem só de vitaminas vive o chocolate! Talvez não saiba, mas este precioso alimento é, também, fonte de sais minerais importantes para a saúde. O fósforo e o ferro contribuem para a saúde do sistema cardiovascular e o magnésio, tal como as vitaminas, ajuda a aliviar a ansiedade e a reduzir o stress diário.

Outro mineral importante e que faz parte da constituição do chocolate – sobretudo, do chocolate de leite – é o cálcio. Esta substância é essencial para saúde dos ossos, e ajuda a prevenir fraturas decorrentes da osteoporose.

Em 100 gramas de chocolate de leite existem, aproximadamente, 180 mg de cálcio, o equivalente a 18% do valor diário recomendado. Por isso (se não possui intolerância à lactose), poderá optar por esta variedade.

Consumir? Sim! Mas com moderação

Agora já conhece todos os benefícios que podem estar concentrados num quadradinho de chocolate. Mas, como em tudo na vida, é necessária moderação. Isto porque os lípidos e os hidratos de carbono (em particular, os açúcares simples) do chocolate, quando em excesso, podem prejudicar a saúde.

Ainda assim, os benefícios do chocolate são imensos! E há imensas opções no mercado, com mais ou menos teor de açúcar, sem lactose e… até mesmo na variedade vegan. Por isso, vale sempre a pena ter um suprimento desta deliciosa iguaria na sua dispensa. O corpo fica satisfeito e a alma, agradece!

E já que falamos de opções diversificadas, aqui ficam dois exemplos. Chocolates vegan e chocolates sem açúcar. Agora, só falta mesmo experimentar!


Espreite o marketplace Gourmenu para conhecer toda a nossa oferta em Chocolates!