Costuma dizer-se que “os olhos também comem” e a afirmação não podia ser mais acertada! O requinte, elegância e criatividade na criação de algumas embalagens converte produtos em verdadeiras obras de arte! Conheça alguns dos mais belos produtos gourmet do nosso mercado!
Mel transformado em obras de arte
A combinação de esplêndidos sabores com embalagens atraentes tornou-se uma estratégia eficaz para conquistar os sentidos e os corações dos consumidores interessados em explorar novas dimensões na gastronomia.
Um bom design consegue levar a outra dimensão um produto tradicional e relativamente comum, como é o caso do mel.
As embalagens abaixo, não apenas captam a atenção do consumidor nas prateleiras, mas evocam também a sensação de experiência sensorial única. Como resultado, cada frasco de mel apresenta um “je ne sais quoi” de exclusividade.
Qual destes bonitos produtos levaria para casa? 🙂
Bebidas que apetece comprar!
Quando estamos no interior de uma garrafeira e passamos os olhos pelas bebidas alcoólicas, o que salta imediatamente à vista? A garrafa, claro!
Uma garrafa elegante, criativa e com um rótulo requintado faz imediatamente crescer o desejo de compra. Por isso é que existe tanto investimento do mercado vinícola nesta dimensão do negócio.
Os melhores designers trabalham, em conjunto com as equipas de marketing, para fazer surgir verdadeiras obras de arte. Aqui ficam algumas!
Conservas tentadoras
As conservas portuguesas são famosas em todo o mundo, constituindo verdadeiros ícones do nosso país. As mais famosas são as de peixe, mas existem também conservas de escabeche e de vegetais.
Atualmente, dada a grande concorrência no mercado, as empresas competem entre si pela preferência do consumidor. O resultado é a criação de produtos de qualidade altíssima acondicionados em embalagens de grande valor estético.
A marca José Gourmet tem vindo a impor-se no mercado com conservas de excelente sabor e um packaging soberbo! Cada uma das embalagens de conserva é uma mini-obra de arte que apetece levar imediatamente para casa ou oferecer a alguém como “souvenir” das terras lusas!
Vinagres e azeites irresistíveis
A crescente tendência dos azeites e vinagres aromatizados reflete uma alteração no panorama culinário contemporâneo, onde os gostos estão cada vez mais voltados para experiências sensoriais ricas e diversificadas.
A criação de azeites e vinagres com uma variedade de ingredientes, desde ervas frescas a frutas cítricas e especiarias exóticas, tem permitido aos chefs e entusiastas da culinária explorar um universo de sabores requintados!
Os azeites e vinagres aromatizados não só enriquecem o paladar, como também adicionam um toque visualmente atrativo às refeições, aprimorando a experiência gastronómica de formas inovadoras e inspiradoras.
A crescente apreciação pela estética e a importância das primeiras impressões na experiência do consumidor têm levado os produtores a investir em designs mais elaborados e atrativos para suas embalagens, como aqueles que se observam nas imagens abaixo. Essas embalagens refletem a qualidade premium do produto e contam, muitas vezes, uma história visual sobre a origem, a produção e os ingredientes utilizados.
Chocolates requintados e originais
As embalagens de Chocolate (e o próprio chocolate) têm vindo a destacar-se, cada vez mais, como elementos de atração e diferenciação.
As tendências atuais incluem, por exemplo, o uso de rótulos sofisticados, padrões detalhados, cores vibrantes e materiais de alta qualidade para transmitir a sensação de luxo e exclusividade.
Bons exemplos desta estratégia são as Sardinhas de Chocolate da Maria Chocolate. Estas “falsas sardinhas” são embaladas como se fossem típicas conservas e apresentam rótulos de beleza ímpar.
Por sua vez, a coleção “Azulejos” e “Vinho Gran Cruz” da mesma marca apresenta embalagens de tamanho requinte que se transformam rapidamente em possíveis presentes para alguém especial.
Outro caso de destaque são os chocolates AR by Natasha Marques, feitos artesanalmente, e que mostram como é possível efetuar criações artísticas de grande impacto usando o chocolate como base de trabalho.
Especiarias apetecíveis
Hoje em dia, a embalagem das especiarias já não se restringe apenas a recipientes funcionais, mas procura agora ser esteticamente atrativa e refletir a qualidade e autenticidade do produto. As especiarias com embalagens vistosas têm vindo a tornar-se uma tendência marcante no mercado alimentar!
As marcas estão a recorrer a designs criativos, etiquetas bem elaboradas e materiais de embalagem de elevada qualidade para criar uma experiência visual agradável para os consumidores. Veja os seguintes casos:
Chás e infusões com requinte
Nos últimos anos, o mercado de chá e das infusões tem testemunhado uma notável evolução no que diz respeito às embalagens, visando cativar e conquistar os consumidores de maneiras criativas e sofisticadas.
As marcas compreenderam que a embalagem desempenha um papel crucial na formação da perceção do consumidor sobre a qualidade, autenticidade e valor dos seus produtos. Com isso em mente, têm investido em designs inovadores e materiais premium para criar uma experiência de embalagem que seja tão encantadora quanto a bebida em si.
Como pode verificar, as embalagens deixaram de ser apenas um invólucro, mas uma ferramenta estratégica para encantar os consumidores, contar histórias e construir uma imagem de marca premium.
Ao proporcionar uma experiência completa que vai além do sabor, estas embalagens contribuem para a fidelização do consumidor e para o sucesso num mercado altamente competitivo como é o mercado dos produtos gourmet!