Os valores da sustentabilidade estão em voga e a reutilização de materiais é uma excelente forma de colocar em prática a Economia Circular. Sabia que é possível dar uma nova vida aos resíduos do café? Aprenda aqui 10 formas de reutilizar café!
Reutilizar o café dentro de casa
1. Eliminar odores
O café é capaz de absorver odores desagradáveis de forma muito simples: basta colocar o café usado (borras) num recipiente aberto e colocá-lo dentro do local que não está a cheirar bem – pode ser o frigorífico, um caixote do lixo, um armário ou uma divisão da casa.
Outra dica é fazer saquinhos de café com tecido e colocá-los nas gavetas da roupa ou no WC.
Por outro lado, se quiser remover o cheiro de alho e cebola das mãos após cozinhar, basta esfregar pó de café nas mãos.
Preparar uma cafeteira com café quente e deixar o aroma espalhar-se pela casa também é uma boa ideia para deixar a casa com um cheirinho agradável. E é sempre uma boa desculpa para beber mais um cafezinho! 🙂
2. Limpar tachos, panelas... e lareiras!
Não há sujidade que resista a uma boa fricção e as borras de café são ideais para pôr os nossos tachos e panelas a brilhar! Basta colocar um pouco de pó de café (usado) num esfregão e friccionar contra a superfície do tacho! O atrito provocado pelos micro grãos, faz com que a sujidade se desprenda mais facilmente.
As borras de café são, ainda, excelentes para limpar as cinzas que se acumulam nas lareiras. Como? É simples! Antes de aspirar ou varrer a lareira, deve polvilhá-la com borras de café humedecidas. Isto fará com que as cinzas e o pó fiquem mais “pesados” evitando que espalhem pelo ar.
3. Desentupir canos
Por outro lado, o café usado pode ser, também, útil para desentupir canalizações. Embora não seja tão poderoso como um desentupidor industrial, o pó de café ajuda a desentupir as canalizações, podendo ser usado como uma forma de prevenção regular. Para desentupir o cano da pia, por exemplo, basta derramar borra de café pelo ralo, com água corrente.
Reutilizar café em rituais de beleza
4. Dar cor e suavidade ao cabelo
Poderá ser um mito ou uma verdade incontestável, mas há quem defenda que as borras de café ajudam o cabelo a crescer mais rápido! Faça a experiência e diga-nos, depois, o que achou!
O que está, de facto, comprovado é que o pó de café pode ser usado como máscara capilar, ajudando a intensificar a cor dos cabelos pretos ou castanhos. Por razões óbvias, esta máscara não deve ser usada em cabelos loiros, pois o seu uso contínuo tende a dar a esses cabelos uma tonalidade alaranjada.
Para fazer um tratamento capilar com café usado, misture o pó de café com o shampô líquido e massaje bem o couro cabeludo. Enxague e espante-se com o resultado: um cabelo mais brilhante, limpo e livre de oleosidade.
5. Exfoliar e hidratar a pele
Esta é uma receita usada por algumas estrelas de cinema para manter a pele lisa e hidratada. Para exfoliar a pele com borras de café basta colocar um pouco do pó na mão ou numa luva de banho e esfregar no corpo. Este passo vai ajudar a remover as células mortas.
Pode ainda confecionar uma máscara caseira (para o corpo ou para a face), colocando em prática a seguinte receita:
Máscara corporal de borras de café
Para hidratar e exfoliar
- 1 chávena de borras de café (para o corpo) ou 1/2 chávena (para a face)
- 1 colher de sopa de azeite extravirgem ou óleo de coco
- 1 colher de sopa de mel (se tiver pele seca)
- 1 colher de sopa de sumo de limão (apenas se tiver pele oleosa ou com espinhas)
Reutilizar café na jardinagem e produção agrícola
6. Adubar as plantas
As borras de café são, naturalmente, ricas em nitrogénio, principal componente dos nitratos e nitritos. Por outras palavras, estes resíduos podem ser utilizados como adubo do solo!
É, contudo, necessária alguma atenção na dosagem utilizada, de modo a garantir o equilíbrio da acidez do solo. Para usar o pó de café como fertilizante, devemos espalhá-lo sobre a terra, sem que forme uma camada compacta. Em seguida, deve misturar-se com a parte superficial do solo.
7. Fazer compostagem
As borras de café funcionam como um excelente substrato para a compostagem, promovendo a multiplicação das bactérias e outros seres decompositores responsáveis por transformar a matéria orgânica em matéria mineral. Por sua vez, a matéria mineral pode ser, mais tarde, utilizada como solo para o crescimento de diversas plantas! Portanto, as borras de café podem desempenhar um papel importante nos ciclos da matéria.
Para usar borras de café em compostagem, devem colocar-se as mesmas dentro do reservatório junto com os demais resíduos orgânicos (folhas, ramos, cascas de fruta) e aguardar que façam o seu papel.
8. Produzir cogumelos
Os desperdícios de café podem ser utilizados como substrato para a produção de cogumelos. Várias pessoas usam as borras para produção artesanal deste fungo, existindo, ainda, projetos nacionais de maior dimensão.
Na área da agricultura, a Nãm foi a primeira quinta urbana de economia circular em Portugal. A partir de desperdícios do café, esta empresa produz cogumelos e fertilizante de qualidade. O desperdício da produção de cogumelos resulta num fertilizante orgânico e nutritivo para cultivo de frutas e legumes.
9. Repelir insetos e não só
Para repelir animais indesejáveis, deve colocar-se o pó de café em volta de potes contendo doces ou de pratos de sobremesas. Esse procedimento vai afastar as formigas que normalmente atacam as guloseimas. Por outro lado, para evitar que insetos ou animais maiores, como gatos ou cães danifiquem vasos de plantas, pode, também, colocar-se resíduo do café nesses vasos.
Reutilizar café na Bricolage e criação artística
10. Reutilizar café para fazer tinta
Se faz parte do grupo de pessoas que adora trabalhos artesanais do tipo DIY (faça você mesmo), vai adorar esta dica: o pó de café pode ser uma alternativa barata e eficiente para tingir madeira! Sim, leu bem!
Para começar, vai precisar de um jarro, vinagre, água, pó de café usado e uma esponja de aço. Depois é só misturar todos os ingredientes no jarro e deixar em repouso por algumas horas. Quanto mais tempo descansar, mais escura ficará a “tinta”. Depois, é só aplicar na madeira e deixar secar por 30 minutos. Se precisar de uma tonalidade mais forte, é só repetir o processo até atingir o efeito desejado.
E o melhor de tudo é que o resultado é um efeito rústico e orgânico, que vai dar um toque especial à sua casa e deixá-la com um visual incrível e super diferenciado. Para além disso, é uma alternativa muito mais em conta do que comprar uma tinta comum.
Mas se a sua veia é mais artística do que prática, vai adorar saber que é possível fazer pinturas magníficas com café. Pode fazer cafés com diferentes concentrações, para obter tons de sépia mais claros e mais escuros. Experimente! Vai ficar surpreendido com o resultado!
Como pode ver, o café é um alimento com enorme potencial em termos de reutilização! Por isso, se respeita o ambiente e é a favor de um modo de vida mais sustentável, não se esqueça de dar uma segunda vida aos resíduos de café!