Festeje o Dia Internacional da Mulher com um delicioso Menu. Sozinha, acompanhada, com amigos ou família, vale sempre a pena celebrar esta data icónica que tem, por trás, uma longa história.
Menu de jantar para o Dia Internacional da Mulher
Vamos começar com as Entradas…
Não há nada melhor que umas belíssimas entradas para abrir o apetite! E que tal um amuse bouche (aperitivo) com ingredientes de excelência? Umas lulas conservadas num molho de caldeirada ou uns mexilhões fritos em escabeche. Hum! Prático, fácil e… delicioso!
Sabemos que o que combina bem com este tipo de sabores é um bom vinho branco, mas pode escolher outra bebida, o que importa é que se sinta bem! Temos, também, um delicioso sumo natural de romã e limão, que poderá combinar perfeitamente com este tipo de pratos.
☞ Algumas curiosidades
No que toca ao marisco, países como a Bélgica, Espanha, Portugal e Itália possuem receitas próprias. A culinária local de cada um desses países tornou os mariscos, peixes e moluscos numa cultura gastronómica. Em Portugal, existe uma forte tradição quando o assunto são os frutos do mar, sendo desenvolvidos diferentes e deliciosos pratos: o mais conhecido é o Arroz de Marisco. Na Bélgica, um prato muito comum é “mexilhões ao vapor”, altamente consumido na cidade de Bruxelas. Por fim, a Espanha apresenta o prato mais comum referente aos moluscos e mariscos: este é coberto com especiarias, sal, limão, alho e temperos excêntricos, como cravo e canela.
E agora… o prato principal!
Na Gourmenu temos os melhores ingredientes para preparar, de uma forma fácil e rápida, um excelente prato principal. E quem é que não gosta de massa? Uma deliciosa tagliatelle de tomate ou uma fusilli de espinafres, por exemplo.
Após cozer a massa, que tal temperar com uma pitada de sal aromatizado com azeitona, alho e louro? Adicione um molho de natas com cogumelos e presunto desfiado e, por fim, polvilhe com ervas provençais e cebolinho. Acredite que vai ser “de comer e chorar por mais”!
Como é tradição em Portugal, não pode faltar o pão para acompanhar a refeição, por isso, sugerimos uma deliciosa fatia de pão rústico com sementes.
☞ Algumas curiosidades
Na Itália existem mais de 500 tipos diferentes de massa. O Dia Mundial das Massas foi criado em 1995, também na Itália, durante o 1.º Congresso Mundial da Pasta, sendo celebrado no dia 25 de outubro.
Existem diversas teorias sobre a origem desta iguaria, mas a principal diz que o produto surgiu há mais de quatro mil anos na China, sendo levada para a Itália pelo explorador Marco Polo. Relativamente à preparação da massa, o ideal é recorrer a temperaturas altas e a panela deve estar destampada, conseguindo assim, uma cozedura mais uniforme.
Passamos para o que muitos adoram… a sobremesa!
Ofereça a si mesma um doce… marcante, delicioso, difícil de esquecer! Isto só nos faz lembrar uns belíssimos brigadeiros! Não se preocupe porque nós temos os melhores brigadeiros para si.
Com uma grande variedade de sabores para que ninguém fique de parte, estes brigadeiros são pequenos pecados em forma redonda, totalmente viciantes. Acredite que são a melhor sobremesa para este jantar do Dia da Mulher!
E para terminar… café e licor!
Tenha o prazer de saborear um café bem forte e torrado, ou mais delicado se assim preferir, com a companhia de um licor, ou de uma aguardente! Reinvente-se e arrisque nos sabores mais fortes, porque poderá descobrir um mundo novo… mais prazeroso!
Ora, temos aqui um menu simples, mas delicioso, prático e rápido! Basta encomendar tudo o que precisa e rapidamente estará a deliciar-se com os melhores aromas e sabores. Será um jantar perfeito para comemorar o Dia da Mulher. Pode confiar!
Se gostou desta ideia, clique nos botões abaixo e conheça…
Bom apetite! Ah, não se esqueça de nos dizer o que achou. 🌹
Conheça a história do Dia Internacional da Mulher e fique a saber porque criámos um menu tão especial!
A interessante história do Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher, comemorado a 8 de março, celebra as conquistas das mulheres do mundo, ao longo dos tempos e sensibiliza para a igualdade de género.
A feminista alemã, Clara Zetkin, propôs, em 1910, a criação deste dia. Isto ocorreu na Dinamarca, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas. Contudo, só na década de 70 é que o Dia Internacional da Mulher foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas.
Conheça os principais marcos históricos, associados a este dia!
Revolução Francesa
Período de grande agitação política e social na França que teve lugar entre 1789 e 1799. Este movimento abriu as portas para a criação de vários movimentos de luta pelo empoderamento e liberdade das mulheres que se estenderam de França para outras partes do mundo.
Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã
A escritora francesa Olímpia de Gouge escreveu um documento que ficou conhecido como a “Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã“. Este documento era uma crítica à recém-criada Declaração dos Direitos do Homem que instituía novos direitos aos homens, mas excluía as mulheres. A Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã entrou para a história como uma defesa radical da igualdade de género.
Manifestação das costureiras
A primeira referência ao 8 de março é de 1857, em Nova Iorque. Nesse dia, mulheres, trabalhadoras da indústria têxtil, saíram às ruas e fizeram greve, lutando por melhores condições de trabalho. O movimento foi violentamente reprimido pela polícia. Cinquenta e um anos depois, a 8 de março de 1908, um grupo de trabalhadoras do comércio de Nova Iorque fizeram greve, homenageando as suas antecessoras. Exigiram melhores condições de trabalho, o fim do trabalho infantil e o direito ao voto.
Incêndio na Triangle Shirtwaist Factory
Este incêndio teve lugar em Nova Iorque e matou 146 mulheres. A revolta sentida em relação à tragédia e às condições em que ocorreu foi o mote para a criação de um movimento global de luta pelos direitos das mulheres.
Primeira Mulher a Votar em Portugal
Beatriz Ângelo foi a primeira cirurgiã e também a primeira mulher a votar no nosso país, por ocasião das eleições da Assembleia Constituinte, em 1911.
Primeira mulher presidente de um país
Isabelita Perón assumiu o governo da Argentina em 1974, depois da morte do seu marido Juan Domingo Perón. Embora Isabelita não tenha sido a mais popular dos políticos na história argentina, a sua nomeação foi um grande marco.
Reconhecimento do Dia internacional da Mulher pelas Nações Unidas
O Dia Internacional da Mulher oficialmente reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da Resolução 32/142. Desde então, as Nações Unidas e as suas agências têm trabalhado incansavelmente para garantir a igualdade de género em todo o mundo.
Criação da Lei Maria da Penha
De acordo com a ONU, a Lei Maria da Penha é a terceira melhor lei do mundo. Foi a partir da sua criação que a violência contra a mulher passou a contar com penas mais rigorosas aos agressores.
O nome desta lei deve-se à história de luta de Maria da Penha Maia Fernandes, uma farmacêutica do Ceará, vítima de violência doméstica, que lutou durante décadas para que a justiça punisse o seu ex-marido.
Uma mulher é capaz de mover montanhas para realizar os seus sonhos. Felicitamos todas as mulheres, desejando que continuem a superar limites e a derrubar as barreiras do impossível!