Subscreva a nossa Newsletter!

Adega do Vulcão: vinhos açorianos com tradição e sabor

Os Açores são uma região encantadora, com esplêndidas paisagens e uma gastronomia de eleição. Para além disso, os Açorianos são, também, exímios na arte de fazer vinhos! Experimente os vinhos da Adega do Vulcão e encante-se com os melhores sabores das “ilhas de Bruma”!

História da Adega do Vulcão

A Adega do Vulcão nasceu no Faial, junto ao vulcão dos Capelinhos, num terreno com caraterísticas singulares.

Nas proximidades do vulcão, formado em 1957, as cinzas e poeiras acumuladas originaram um solo que permitiu a criação de esplêndidos vinhos, nas décadas seguintes.

Depois do Faial, a empresa expandiu-se para a ilha do Pico, com a plantação de maravilhosas vinhas em solo lávico. Os dois terroirs vulcânicos, situados em ilhas diferentes, conferem aos vinhos da Adega do Vulcão um carácter único!

A Adega do Vulcão é, agora, propriedade de uma família italiana que engloba duas gerações de profissionais/empresários com formação sólida em gestão empresarial, negócios internacionais, marketing e gestão de projetos inovadores de agricultura e vinificação. Todo este conhecimento contribuiu para a produção e comercialização de vinhos de excelente qualidade. Conheça alguns deles:

Ilha do Faial

Os vinhos Adega do Vulcão

Raros, preciosos e com uma personalidade bem definida, os vinhos da Adega do Vulcão são o resultado de uma criteriosa seleção. Produzidos a partir de vinhas nativas, são vinhos com um forte caráter e uma história interessante. Deixamos, aqui, algumas propostas:

Adega do Vulcão Pé do Monte Reserva Branco

Adega do Vulcão Pé do Monte Reserva Branco

O Pé do Monte Reserva Branco é um vinho bastante equilibrado que apresenta mineralidade intensa. Seco, com grande textura e complexidade, ligeiras notas de noz e um fim de boca interminável!

Este vinho é produzido a partir de variedades nativas e vinhas velhas, com 70 a 80 anos, nos Lagidos da Criação Velha. As castas usadas foram o Arinto-dos-Açores (90%), o Verdelho e o Terrantez do Pico (10%).

Trata-se de um vinho de baixa produção, já que os vinhedos têm um rendimento muito baixo, o que acarreta um aumento da qualidade.

O Pé do Monte Reserva Branco é excelente opção como aperitivo, sendo também um excelente acompanhamento para pratos de marisco e de peixe.

Ameixâmbar Reserva Branco 2021

Ameixâmbar branco Adega do Vulcão Açores

Ameixâmbar Branco de 2021 é um magnífico blend de duas excelentes castas: Arinto dos Açores (90%) e Terrantez do Pico (10%)

Esta reserva especial consegue misturar, na perfeição, as uvas da região dos Capelinhos (Faial), com as da ilha do Pico: duas áreas diferentes, cada uma com a sua “singularidade”.

Solo de cinzas vulcânicas e solo de escoadas lávicas juntam-se, assim, para dar origem a um vinho com um equilíbrio absolutamente único!

Como pode ver, para além do chá, da morcela, dos bolos lêvedos e do ananás, os Açores têm outras especialidades de fazer crescer água na boca! Não deixe de experimentar os vinhos açorianos e encante-se com as melhores marcas que a Gourmenu selecionou para si!